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Liberação do carro a diesel no Brasil gera polêmica justificada

Combustíveis | 27/01/2016 | 12h15

Liberação do carro a diesel no Brasil gera polêmica justificada

Crise na VW indica que montadoras não solucionaram excesso de emissões de NOX

FERNANDO CALMON, PARA AB

As complicações associadas aos motores diesel na Europa ultrapassam os problemas envolvendo a Volkswagen, que levarão a um recall mundial de 11 milhões de veículos de várias marcas do grupo. Hoje, metade das vendas de automóveis e crossovers novos europeus é a diesel, mas já existia tendência dessa participação cair.

Entre as principais causas está o custo muito alto dos complexos sistemas de pós-tratamento de gases. Na atual legislação Euro 6, fica quatro vezes mais caro atender as normas com um motor diesel comparado à gasolina. Estes, por sua vez, ficaram mais econômicos ao adotar downsizing (redução de cilindrada, turbocompressor e injeção direta) e hibridização (motor elétrico auxiliar). Capitais europeias, como Paris e Londres, também decidiram banir carros a diesel mais velhos e cortar subsídios.

Por essas razões, a divisão QUBE (em inglês, Aprendizado de Negócios com Qualidade), do site Just-auto, prevê que até 2025 a participação de diesel será no máximo de um terço dos mercados da Europa e continuará sem importância nos EUA e China. Alguns fabricantes europeus, em especial os de modelos de maior porte e preços altos como Audi, BMW e Mercedes-Benz, continuarão a depender do diesel para atingir metas de redução de emissões de CO2 na média de sua produção total. Automóveis de marcas generalistas serão mais rentáveis a gasolina.

No entanto, continuam as dúvidas sobre se óxidos de nitrogênio (NOx) estão mesmo dentro dos exigentes padrões de homologação europeus em laboratórios, iniciados em 1993. Recentemente, o Adac (maior automóvel clube alemão com mais de 15 milhões de associados) publicou estatísticas de testes de emissões na rua, ou seja, na vida real. Apenas cerca de 30% dos modelos avaliados de várias marcas e anos de fabricação cumprem os limites legais. Os desvios chegam a 8,5 vezes acima, possivelmente por falta de robustez nas tecnologias empregadas para controlar NOx em motores a diesel.

O que se pergunta é se vale a pena aproveitar a vantagem de consumo em relação à gasolina – e, portanto, menores emissões de gás carbônico (CO2) que têm a ver com efeito estufa e não diretamente com a saúde das pessoas – para insistir nos motores diesel leves. Apenas na Europa, com combustíveis mais caros do mundo, o preço/km rodado compensa os altos custos em relação a um motor de ciclo Otto. E, mesmo assim, a vantagem é cada vez menor com o avanço técnico do motor a gasolina, antes negligenciado pelas marcas europeias.

No Brasil, a cogitada permissão para motores diesel em automóveis aumentaria as emissões de CO2 porque o etanol – puro ou misturado à gasolina – é praticamente neutro no seu ciclo de vida. O motor flex ainda tem muito a evoluir como três empresas – Mahle, Continental e Umicore – demonstraram em recente simpósio da AEA. Elas se uniram para apresentar um sistema de partida por aquecimento elétrico mais barato, eficiente, simples e robusto, que melhora emissões de poluentes, dirigibilidade e consumo de combustível, tanto para etanol quanto para gasolina. E mais barato que as soluções atuais.

Diesel, aqui, para quê? Não, obrigado.



Tags: carro, diesel, combustível, legislação.

Comentários

  • Arnaldo Pellizzaro

    Corretíssimo, Calmon. Mesmo em picapes e utilitários, seu uso no Brasil é bastante questionável, apenas se justificando em aplicações profissionais, nunca para lazer.

  • gelson

    NÃO CONCORDO, PICAPES ,TAXIS, CARROS USADOS EM PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS COM PLACAS DIFERENCIADAS DEVERIAM SER LIBERADOS E SUBSIDIADOS TAMBEM, O BRASIL NÃO DEVE SERVIR APENAS PRA ROUBOS DE POLITICOS CORUPTOS.

  • carlos adolfo

    Por que passaram-se tantos anos sem que nada fosse desenvolvido para o setor pesado usando-se o combustível "limpo"?Porque é anti-econônomico?Porque os motores a álcool não aguentariam o "tirão"?E a dita tecnologia, onde fica então?Porque é de origem duvidosa no que tange a sua produção?São usineiros com seus interesses enfim, uma coisa de origem bairrista e cheia de mazelas,enquanto que o diesel ainda pode ser obtido de fontes mundiais seguras onde as regras são respeitadas.E tem mais: lembremo-nos de que começando agora, só teríamos carros com motores de ultima geração a diesel. Motor a diesel moderno não solta fumaça e emite 66% do CO2 emitido por um a gasolina.

  • carlos adolfo

    Após 25 anos andando pela Europa sem sentir um único cheirinho de diesel nas estradas e nas cidades, é incrível que seja justo aqui, no país onde o mesmo é proibido,que sinto um cheiro horrível de tocos velhos circulando pelas cidades carregando materiais de construção pelos bairros afora (aqueles que carregam ferro em barra, areia, cimento etc etc etc) e de bicudinhos arrastando suas carretas pelas estradas brasileiras. Sem finalmente, falar no simples fato de alijar a sociedade brasileira do direito de escolha de consumir um produto comum, indo contra qualquer regra da liberdade capitalista. Conversinha de poluição....ora, me poupem!

  • MANUELRAMOS

    Arnaldo,me desculpa , mas você ta errado, se fosse a 30 e 40 anos atras eu concordaria contigo, mas hoje não, as fabricas hoje são obrigadas a reduzir o gás carbônico, de todos os combustíveis, mas a devinha, o diesel só produz poluição 37% comparando com a gasolina, o combustível que mais polui e o caracina de avião, por incrível que pareca, e politica, e mais pulica, eu fui mecânico de todas a marcas de gasolina e diesel, trabalhei em fabricas de engenharia, quanto aos outros 3 comentários, vocês estão certinhos, mesmo o carro velho a diesel continua a poluir menos que a gasolina, feixase o carro dentro de uma garagem , o diesel não mata, por muito que tenha cheiro e mais barulho, mas a gasolina são só 5 minutos para ficar desacordado, e se não socorrido, e fatal o diesel não, NÃO MATA SUJA MAS NÃO MATA, se quiserem comentar este e meu email, somar1947@hotmail.com sera um prazer, o nosso brasil seria um pais de primeira class, por essas e muito outra coisas , nossos governantes derrubam nosso lindo BRASIL

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