Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
HB20 confirma 2º lugar em emplacamentos
Hyundai tomou lugar do Fiat Palio, segundo carro mais vendido no Brasil em 2015

Mercado | 02/02/2016 | 16h05

HB20 confirma 2º lugar em emplacamentos

Hyundai começa o ano atrás apenas do Onix; Renegade lidera entre SUVs

MÁRIO CURCIO, AB

O Hyundai HB20 começou o ano confirmando a vice-liderança de vendas no mercado nacional, com quase 9 mil emplacamentos. O hatch ainda aparece atrás do Chevrolet Onix, mas coloca o Fiat Palio na terceira posição neste início de 2016. A lista dos mais vendidos no Brasil mostra também que em pouco mais de um ano o VW Gol caiu da liderança de mercado para o décimo lugar.

A aceitação do HB20 é confirmada na lista de vendas diretas (para pessoas físicas), em que o carrinho fabricado em Piracicaba (SP) aparece em primeiro lugar, à frente de Palio, Uno, Gol, Voyage e Onix. O Jeep Renegade também fez bonito em janeiro, com quase 5 mil unidades lacradas, o que lhe rendeu o quinto lugar na lista geral de emplacamentos e a liderança entre os utilitários esportivos. Os números foram divulgados pela Fenabrave, federação que reúne as associações de concessionários.

- Veja aqui os dados da Fenabrave

O pequeno Jeep fabricado em Goiana (PE) já vinha superando o Honda HR-V no fim de 2015, mas este conseguiu fechar o ano à frente do segmento. O HR-V surge agora em segundo lugar, mas com uma boa vantagem de 2,5 mil carros sobre o veterano EcoSport. O Ford havia terminado 2015 em quarto lugar, com 464 unidades a menos que o Renault Duster. Já em janeiro o EcoSport registrou 1,8 mil unidades e vantagem de 561 emplacamentos sobre o Renault.

A batalha entre os sedãs pequenos tem Chevrolet Prisma, Hyundai HB20S e Fiat Siena, repetindo assim as três marcas do ranking geral de automóveis mais vendidos em janeiro. O Toyota Etios começou o ano bem, em quinto lugar, embora não tenha opção 1.0 como os quatro primeiros colocados. Surpreende também a sexta posição do Chevrolet Classic, derivado de um modelo lançado há 20 anos.

A lista dos sedãs médios mostra o Toyota Corolla disparado à frente do vice-líder Civic, com vantagem de 2,7 mil unidades. Isso ocorre porque o Honda mudará de linha este ano. O Chevrolet Cruze padece do mesmo mal, já que uma nova geração chegará até o fim de 2016. O Cruze terminou 2015 na quarta colocação, mas começa no oitavo posto.

Entre as picapes médias chama a atenção o primeiro lugar da Toyota Hilux, à frente da veterana S10. Se consolidar essa posição durante 2016, a Toyota estará roubando um trono ocupado pela caminhonete Chevrolet por 20 anos. A S10 fechou 2015 com 33,3 mil emplacamentos, apenas 430 a mais que a Hilux. A picape de marca japonesa inicia o ano com um projeto mais recente, lançado em novembro.

Veja os mais vendidos em janeiro de 2016

Fonte: Fenabrave



Tags: Hyundai, HB20, HB20S, Chevrolet, Onix, Jeep, Renegade, Honda, HR-V, Ford, EcoSport, Renault, Duster, VW, Gol, Voyage, Fiat Siena, S10, Toyota, Etios, Hilux.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência