Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Balanço | 05/02/2016 | 17h00

Renault-Nissan vende 8,5 milhões de veículos

Aliança obteve alta inferior a 1% puxada por EUA, China e países europeus

REDAÇÃO AB

A Aliança Renault-Nissan vendeu 8,5 milhões de veículos em 2015, registrando alta inferior a 1% em relação a 2014. O crescimento deveu-se a volumes recordes nos Estados Unidos, China e países europeus. As vendas acumuladas, que incluem o Grupo Renault, Nissan e a russa Avtovaz, se mantiveram estáveis entre 2014 e 2015, apesar da forte retração na Rússia e no Brasil.

Renault, Nissan e Avtovaz entregaram em torno de um veículo a cada dez no mundo. O Grupo Renault vendeu 2,8 milhões de unidades em todo o mundo em 2015, resultado recorde com alta de 3,3% em relação a 2014. A marca Renault cresceu pelo terceiro ano consecutivo.

A Dacia entregou um recorde de 550,9 mil veículos, registrando alta de 7,7%. A Renault foi a marca com maior crescimento na Europa, obtendo participação de 10,1% em um mercado em progressão de 9,4%. Manteve a liderança em veículos utilitários na Europa pelo 18º ano seguido.

A Nissan também anotou vendas recordes, com 5,4 milhões de carros de passeio e utilitários em todo o mundo e alta de 2,1%. Em seus dois principais mercados, Estados Unidos e China, a montadora entregou pelo menos 1,25 milhão de unidades. A divisão de luxo Infiniti foi outra com resultado recorde ao atingir 215,2 mil veículos, crescendo 16% sobre 2014.

A Avtovaz, que utiliza a marca Lada, vendeu 305,5 mil unidades e recuou 31,5% por causa da intensa queda no mercado russo. A Renault-Nissan detém participação majoritária no capital da Avtovaz pela joint venture com a estatal Rostec. Cerca de um em cada três carros na Rússia foi vendido pela Aliança Renault-Nissan e Avtovaz. O mercado encolheu mais de 35%, mas a aliança aumentou sua participação de 30,7% em 2014 para 32,3% em 2015.

Os dez maiores mercados da aliança em 2015 foram Estados Unidos, China, França, Japão, México, Grã-Bretanha, Alemanha, Rússia, Brasil e Espanha. Nos Estados Unidos, maior mercado da aliança, a Nissan registrou um volume histórico de quase 1,5 milhão de veículos entregues, acréscimo de 7,1% e participação de 8,5%, a maior já obtida pela marca naquele mercado.

Na China a Nissan vendeu 1,25 milhão de veículos, cresceu 6,3% e registrou 5% de participação. No início do mês a Renault começou a produzir o utilitário esportivo Kadjar na fábrica de Wuhan, pela joint venture com a Dongfeng. Este é o primeiro modelo fabricado pela Renault na China. A nova fábrica terá capacidade de produção inicial de 150 mil veículos por ano, podendo chegar a 300 mil veículos por ano.

Na França, mercado doméstico da Renault, foram entregues 607,7 mil veículos, alta de 5,1%, atingindo participação de mercado de 26,4%. O Clio é o carro de passeio mais vendido pelo sexto ano seguido. O Zoe é líder em carros de passeio elétricos, com participação de mercado de 60%.

No Japão, a Nissan vendeu 589 mil veículos e anotou retração de 12,1%. No entanto, manteve a participação de 11,7% no mercado doméstico. No México a marca apresentou recorde de 348,9 mil veículos, acréscimo de 19%. Com 25,8% de participação de mercado em 2015, foi a líder mexicana pelo sexto ano consecutivo.

Veja abaixo os números da companhia



Tags: Aliança, Renault, Nissan, Infiniti, Lada, Avtovaz, Rostec, Kadjar, Rostec.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência