Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Daimler eleva vendas e lucra € 8,9 bilhões

Balanço | 05/02/2016 | 18h59

Daimler eleva vendas e lucra € 8,9 bilhões

Companhia projeta resultados positivos também para este ano

REDAÇÃO AB

A Daimler divulgou resultados positivos em 2015. A companhia elevou suas vendas globais com a entrega de 2,9 milhões de veículos, entre automóveis, vans, caminhões e ônibus. O volume é 12% superior ao registrado em 2014. O resultado gerou faturamento de € 149,5 bilhões à empresa ao longo do ano passado, com evolução de 15%.

O lucro líquido chegou a € 8,9 bilhões, com crescimento de 21,9%. O Ebit, lucro operacional antes de encargos financeiros e impostos que indica os resultados da atividade principal da companhia, chegou a € 13,8 bilhões, montante 27,7% superior ao registrado em 2014. Com as operações aquecidas, a empresa aumentou em 1% a sua força de trabalho ao longo do ano passado, chegando a 284 mil funcionários.

“Nós implementamos a nossa estratégia com grande determinação nos anos recentes. O resultado é o nosso sucesso atual. Mesmo assim, nosso curso permanece inalterado: vamos continuar trabalhando para fortalecer o nosso negócio principal, crescer globalmente e liderar em termos de tecnologia”, declarou em comunicado Dieter Zetsche, presidente do conselho de administração da Daimler.

DIVISÕES

A expansão da companhia foi puxada pela divisão de automóveis, que aumentou o volume de vendas pelo sexto ano consecutivo, superando pela primeira vez a marca de 2 milhões de unidades emplacadas globalmente, volume 16% maior do que o de um ano antes. Segundo a empresa, o novo Classe C foi o principal responsável pelo aumento, além da boa demanda pelos utilitários esportivos da marca. O segmento de vans também registrou avanço importante, de 9% para 321 mil unidades, número recorde para a companhia.

Na divisão de caminhões os números não são tão expressivos. Houve alta, mas de apenas 1%, para 502,5 mil veículos entregues globalmente. O resultado é explicado pela queda nas vendas na América Latina e na Indonésia, mercados importantes para a empresa que encolheram no ano passado. Ainda assim, estas baixas foram compensadas por expansão dos negócios da marca na América do Norte e na Europa.

As vendas de ônibus da Daimler chegaram a 28,1 mil chassis em 2015, com redução de 15,3% sobre o ano anterior. Neste caso, as dificuldades na América Latina – principalmente no Brasil – não foram compensadas por volumes maiores de vendas em outras regiões.

EXPECTATIVAS PARA 2016

Depois do bom resultado em 2015, a empresa mantém o otimismo para este ano. “Tudo indica que 2016 será mais um bom ano para a Daimler”, avalia Zetsche. O executivo, no entanto, reconhece que será essencial trabalhar muito para cumprir esta expectativa. Segundo ele, a companhia seguirá ampliando investimentos em pesquisa e desenvolvimento para oferecer novas soluções ao mercado. O foco é trabalhar em veículos altamente eficientes, com sistemas de propulsão com menor impacto ambiental e tecnologias avançadas de segurança. Direção autônoma e conectividade também estão entre as prioridades.

Ainda que a Daimler mantenha boa posição global, o Brasil mais uma vez não deve ser um dos alicerces do crescimento da companhia, que não enxerga sinais de recuperação no mercado nacional. A empresa espera nova contração do mercado este ano, desta vez da ordem de 10%. Ainda assim, estão mantidos os investimentos previstos para a região.



Tags: Daimler, Mercedes-Benz, balanço, lucro, resultado.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência