Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Internacional | 10/02/2016 | 13h56

Dieselgate faz Volkswagen atrasar divulgação de balanço

Grupo precisa de mais tempo para medir efeitos da fraude em milhões de carros

REDAÇÃO AB

O Grupo Volkswagen anunciou que vai atrasar a divulgação do balanço dos resultados financeiros de 2015 por causa do dieselgate. Em comunicado, a companhia aponta que precisa de mais tempo para esclarecer questões pendentes e calcular o impacto da fraude. Inicialmente o plano da empresa era realizar a coletiva de imprensa anual para fazer balanço do desempenho no ano passado no dia 10 de março. Em seguida, em 21 de abril, aconteceria a reunião com os acionistas.

Com uma série de questões ainda indefinidas, o Grupo Volkswagen suspendeu este cronograma e declarou que definirá novas datas o mais rápido possível. A expectativa é de que o anúncio dos resultados seja feito na segunda metade de abril. Já a reunião com acionistas deve acontecer apenas em junho.

A empresa também declarou estar empenhada em garantir a “maior confiabilidade e transparência possível aos acionistas e ao público”. Antes de divulgar seu balanço completo, a empresa adiantará os resultados operacionais, que incluem apenas a atividade principal da empresa e, portanto, não são afetados pelo dieselgate. Recentemente a companhia apontou a expectativa de estabilidade no lucro operacional de 2015 na comparação com 2014, quando a empresa alcançou resultado recorde de 12,7 bilhões de euros.

A crise no Grupo Volkswagen começou em setembro do ano passado, quando autoridades dos Estados Unidos descobriram que a empresa instalou um software que fraudava o nível de emissões de alguns carros com motor diesel vendidos no país. Assim, os veículos passavam nos testes de emissões apesar de serem mais poluentes do que o permitido. Após ser descoberta, a companhia admitiu ter instalado o dispositivo fraudador em 11 milhões de carros globalmente.



Tags: Volkswagen, dieselgate, balanço, fraude.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência