Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Negócios | 12/02/2016 | 18h23

Ford anuncia parceria com Pivotal com foco em softwares na nuvem

Empresas terão serviços de orientação, aplicativos e soluções de mobilidade

REDAÇÃO AB

A Ford anuncia uma parceria com a empresa de tecnologia Pivotal, especialista em software baseado na nuvem para a criação de serviços gratuitos de orientação, aplicativos e soluções de mobilidade. A operação faz parte do processo de introdução do FordPass, novo serviço de conectividade da marca que deve começar a funcionar em abril na América do Norte e com chegada prevista para o Brasil no fim deste ano.

O trabalho em conjunto dará a Ford acesso a uma série de softwares desenvolvidos com tecnologia de ponta e uma plataforma de computação em nuvem de grande capacidade. Ela permitirá aos engenheiros das duas empresas desenvolverem novas experiências para os associados do FordPass com a velocidade de uma start-up. As empresas não divulgaram se há valores de investimentos envolvidos.

“Trabalhando em parceria com a Pivotal, a Ford poderá rapidamente adicionar novos recursos e soluções de mobilidade para os associados do FordPass, da maneira que melhor atenda as necessidades de cada um”, diz Elena Ford, vice-presidente de experiência do consumidor e distribuição global da Ford. “O objetivo é oferecer conveniência e facilidade para os consumidores chegarem ao seu destino, sejam eles proprietários de um veículo Ford ou não.”

Segundo a montadora, o serviço será disponível tanto para proprietários de veículos Ford como de outras marcas. A empresa quer oferecer via smartphone orientação de assistentes pessoais sobre formas de se chegar a destinos, reservar estacionamentos, entre outras facilidades, 24 horas por dia. Para clientes que utilizam o Sync Connect também será acrescentado serviços como partida remota, travamento e destravamento de portas, checagem do nível de combustível, óleo, bateria, pressão dos pneus, bem como localização do veículo estacionado.

Um dos primeiros programas beneficiados por essa parceria é o serviço de carona inteligente para os empregados da sede da Ford em Dearborn, nos Estados Unidos, – o Dynamic Shuttle –, iniciado como projeto piloto. Quando um usuário faz um pedido de carona, o software determina qual o melhor veículo para atender a solicitação sem aumentar o tempo de viagem dos passageiros que já estão a bordo, informando o tempo de espera e duração do trajeto. Se o passageiro aceitar, o pedido é enviado para a interface de navegação do motorista, junto com a rota mais eficiente para atender as solicitações de todos os passageiros.

“Há mais de 100 anos, a Ford transformou o modo como o mundo se move. Agora, a parceria com a Pivotal permitirá à Ford fazer isso novamente, oferecendo uma grande variedade de serviços de mobilidade por meio do FordPass”, afirma Rob Mee, presidente da Pivotal.



Tags: Ford, parceria, Pivotal, FordPass, software, nuvem.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência