Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Internacional | 16/02/2016 | 19h00

Livre comércio leva MDIC a Buenos Aires

Ministros de Brasil e Argentina discutirão setor automotivo quinta-feira, 18

AGÊNCIA BRASIL E REDAÇÃO AB

O Brasil apresentará à Argentina proposta de livre comércio para o setor automotivo na quinta-feira, 18, durante encontro do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Armando Monteiro, com o ministro argentino da produção, Francisco Cabrera, em Buenos Aires.

A informação foi confirmada pelo MDIC. O Brasil já havia fechado acordo automotivo de livre comércio em dezembro de 2015 com o Uruguai. Esse tratado prevê 100% de preferência tarifária entre os países no caso de os produtos cumprirem um porcentual de conteúdo regional em seus componentes.

Para veículos e autopeças brasileiros, o índice deve ser igual ou superior a 55% e, para os uruguaios, a 50%. Para itens que não cumprirem a regra do conteúdo regional foi estabelecida uma cota de comércio: US$ 650 milhões para o Uruguai e US$ 325 milhões para o Brasil. O acordo passou a valer em 1° de janeiro.

Também em 2015, o Brasil firmou acordo automotivo com a Colômbia e renovou tratados comerciais automotivos com México e Argentina. Não se trata, no entanto, de acordos de livre comércio. O MDIC não informou quais serão os termos da proposta brasileira aos argentinos.

Armando Monteiro já havia dito ter expectativa de recuperação do comércio entre Brasil e Argentina sob o governo do novo presidente do país vizinho, Maurício Macri. Em dezembro, Monteiro ressaltou que Macri se comprometeu com a retirada de barreiras protecionistas ao comércio. Em entrevista coletiva no início de fevereiro, o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan, revelou sua expectativa por um iminente acordo de livre comércio com a Argentina (veja aqui).



Tags: Brasil, acordo automotivo, MDIC, Armando Monteiro, Francisco Cabrera, Maurício Macri, Luiz Moan.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência