Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia | 24/02/2016 | 16h58

Samsung lançará plataforma de serviços de conexão em veículos

Connect Auto oferecerá entre outros produtos internet sem fio aos ocupantes

REDAÇÃO AB

A Samsung lançará uma nova plataforma de conexão em veículos denominada Connect Auto ou Connect Car Solution que une produtos e serviços integrados à internet dentro dos carros. Por meio de um módulo semelhante a um pen-drive que se conecta à porta OBD localizada abaixo do volante será possível utilizar todas as facilidades de conexão para diferentes necessidades, além dos serviços inteligentes disponíveis pela solução.

Inicialmente, o lançamento está previsto primeiro para os Estados Unidos no segundo trimestre deste ano. Para isto, a Samsung firmou parceria com a AT&T para ser a provedora de serviço sem fio no país. Outras parcerias já estão confirmadas, tais como Orange, Willis Tower Watson e AXA. Há planos de lançamento posterior na Europa, e segundo a Samsung, ainda não há previsão de oferecer o produto no Brasil.

Entre os serviços disponíveis, estão alertas para o aprimoramento da direção, contribuindo para uma melhora no consumo de combustível, além de conexão sem fio (wi-fi) para os ocupantes. Também será possível contar com um mecânico virtual que verifica de forma inteligente a situação do carro a fim de recomendar por meio de notificações de desempenho os serviços de manutenção e/ou conserto oferecidos por uma rede especializada. Em alguns países, será disponível que os motoristas possam aproveitar o recurso de Seguro Baseado em Uso (UBI) se optarem por compartilhar os dados dos seus veículos para receber ofertas das seguradoras.

Já para profissionais que ficam muito tempo nas ruas, podem ser gerados automaticamente registros de viagem em forma de relatórios enviados por e-mail para ajudar os usuários a monitorarem suas despesas durante viagens de trabalho. No caso de um acidente, um alerta de emergência notifica os contatos do motorista e os serviços de assistência de acidentes são acionados. O aplicativo Find My Car também ajuda a localizar o carro em tempo real, usando a rede LTE (3G) e GPS.

Segundo a Samsung, o Connect Auto tem sua segurança garantida pela plataforma Knox, da própria Samsung e que fornece segurança digital por meio de diferentes níveis de software, incluindo aplicativos.

“Nós temos escutado os nossos consumidores nos pedindo para ir além dos limites e criar um ecossistema conectado para carros que faça a integração de maneira perfeita entre os nossos produtos e os serviços dos nossos parceiros para uma experiência de dirigir melhor”, disse em comunicado Injong Rhee, vice-presidente executivo e diretor dos negócios de P&D, softwares e serviços e comunicações mobile na Samsung Electronics. “Por meio de colaborações com valiosos parceiros e especialistas em muitos mercados, estamos seguindo a nossa visão de oferecer tecnologias de Internet das Coisas (IoT) para as vidas que as pessoas levam todos os dias.”

“O desejo da Samsung em trabalhar com outras empresas para criar um ecossistema de verdadeira interoperabilidade vai fazer com que a companhia seja uma das líderes no mercado de pós-vendas de veículos conectados”, afirma Chris Penrose, vice-presidente sênior de IoT da AT&T Business Solutions.

“A Orange Business Services está muito orgulhosa em colaborar com a Samsung para oferecer em parceria a experiência avançada e os serviços em IoT/M2M para a indústria automotiva. Este mercado está crescendo exponencialmente e estamos ansiosos para contribuir para o ecossistema de carros conectados da Samsung na Europa e em outros lugares”, comentou Valérie Cussac, vice-presidente de mobile na França e Internacional na Orange.

“Essa nova plataforma de distribuição mobile é um potencial divisor de águas e acreditamos que irá trazer o seguro com base no uso para o mercado de massa”, comenta Geoff Werner, diretor global de telemática na Willis Towers Watson. “Nós estamos animados para colaborar com a Samsung e a Tantalum, ampliando nossas análises de seguro para incentivar uma condução mais segura e ajudar os consumidores a terem acesso a melhores valores com as seguradoras.”

“A AXA está honrada em fazer uma parceria com a Samsung no desenvolvimento de um verdadeiro ecossistema seguro de carros conectados que irá trazer tranquilidade para os nossos consumidores, além de proporcionar um seguro adicional e novos serviços de assistência para contribuir com a melhora do comportamento dos motoristas”, diz Serge Morelli, vice-CEO da AXA Partners e CEO da AXA Assistance.



Tags: Samsung, Connect Auto, internet, conexão.

Comentários

  • Cláudio Cássio

    A tecnologia é sempre bem vinda!

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência