Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Formel D cria oportunidades para driblar crise

Consultoria | 02/03/2016 | 15h20

Formel D cria oportunidades para driblar crise

Empresa alemã espera aumentar de 10% a 15% o faturamento no Brasil em 2016

GIOVANNA RIATO, AB

A Formel D comemora 20 anos de presença no mercado brasileiro em 2016. A empresa alemã é especializada em projetos de redução de custos e aumento da produtividade para a indústria automotiva, como gestão eficiente e desenvolvimento de fornecedores. Para celebrar o marco, a operação - a mais antiga das 43 subsidiárias da companhia no mundo – trabalha para entregar bons resultados mesmo com a crise econômica e política que afeta o País e atrapalha a evolução dos negócios. O plano é criar boas oportunidades para trabalhar localmente.

“Projetamos aumento de 10% a 15% no nosso faturamento este ano”, determina Marcelo Paiva, diretor técnico da companhia no Brasil, sem especificar valores. Se concretizado, o crescimento acontecerá sobre bom resultado, já que os negócios da Formel D se mantiveram em patamar estável no ano passado, apesar da severa retração da indústria automotiva. “No fim de 2014 cheguei a avisar a nossa matriz na Alemanha para não esperar muito de nós no Brasil porque o cenário estava piorando, mas o resultado acabou surpreendendo”, admite.

A empresa tem conseguido driblar o momento difícil justamente por oferecer soluções que as empresas precisam ainda mais durante uma crise. “Sempre há possibilidade de reduzir custos e melhorar performance”, observa Paiva. O trabalho é feito por projetos, com atuação equilibrada: 50% das receitas vêm das montadoras e 50% de fornecedores, principalmente do tier 1. “Conseguimos resolver alguns problemas que a empresa, que está envolvida na situação, não enxerga. Oferecemos a solução”, aponta.

A sede da companhia no Brasil fica em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, mas a atuação cobre os principais polos automotivos do País. São 350 funcionários distribuídos em seis estados, incluindo Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e, mais recentemente, Pernambuco, onde a Formel D deve instalar escritório no segundo parque de fornecedores do Polo Automotivo Jeep, a convite da FCA. A ideia é que, estruturada ali, a empresa preste serviço para a cadeia produtiva da montadora e melhores e operação. Outro negócio recente é com a BMW, principal cliente global da companhia que fechou projeto no Brasil voltado à área de pós-venda.



Tags: Formel D, negócios, gestão, produtividade.

Comentários

  • Alef

    Pagando salários e benefícios desumanos para os colaboradores, fica fácil crescer em qualquer situação de crise.

  • Rogério

    Exploramseus funcionários. Recrutando prá atuar na qualidade em grandes empresas. E sendo direcionado pra atuar na produção. Te pagam salário abaixo que o mínimo regional da categoria. E sem nenhum benefício.

  • valquiriasassi

    trabalheicom a formel d e uma empresa otima

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência