Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
Umicore comemora 25 anos de fábrica no Brasil

Indústria | 03/03/2016 | 16h36

Umicore comemora 25 anos de fábrica no Brasil

Planta em Americana é pioneira na produção nacional de catalisadores

REDAÇÃO AB

Há 25 anos, a fabricante de catalisadores Umicore inaugurava seu complexo industrial no Brasil, localizado na cidade de Americana, no interior paulista. A unidade que abriu as portas em 1991 chegou ao País para atender ao Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos, o Proconve, contribuindo com a redução de emissões e com o desenvolvimento da indústria nacional.

Antes disso, os veículos fabricados no País saíam das linhas de produção sem catalisador, responsável por transformar até 98% dos gases tóxicos provenientes da queima do combustível em gases inofensivos. Naquela época, antes do Proconve, a emissão média de CO (monóxido de carbono) era acima de 54 g/km e atualmente é de 0,3 g/km.

“Completar bodas de prata no Brasil é motivo de muita alegria, especialmente para o time que acompanhou a instalação da empresa em Americana desde o início. Temos orgulho da história da companhia no País, que contribui com o avanço tecnológico da indústria nacional e mundial e, acima de tudo, produz materiais de alta tecnologia que melhoram a qualidade de vida e saúde da população”, diz Stephan Blumrich, vice-presidente e diretor da Umicore no Brasil.

Com 249 mil metros quadrados de área total e 10 mil metros quadrados de área construída, a planta de Americana iniciou suas operações atendendo a Fiat e a Autolatina, antiga joint venture entre a Ford e a Volkswagen nos mercados brasileiro e argentino de 1987 e 1996. Nesses 25 anos, a unidade produziu cerca de 47 milhões de catalisadores para o setor original e de reposição. Atualmente, a empresa destina 10% do seu faturamento em P&D.

O complexo também abriga o único centro tecnológico de emissões veiculares (CTEV). Instalado em 1992, foi ampliado para auxiliar as fabricantes a atingir as metas do Proconve e produzir veículos mais limpos. Em sua última atualização, recebeu investimento de R$ 21 milhões e é responsável pelo desenvolvimento local de catalisadores automotivos da América Latina, que atende a projetos de montadoras e empresas de autopeças dentro e fora do País (leia aqui). O CTEV também apoia clientes para atender as metas de eficiência energética do Inovar-Auto.



Tags: Umicore, catalisadores, fábrica, 25 anos, Americana.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência