Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Araguaia é a melhor revenda Mercedes
Araguaia fica na Rodovia Anhanguera, em Campinas, SP (foto: Mário Curcio)

Comerciais | 13/03/2016 | 00h02

Araguaia é a melhor revenda Mercedes

Concessionária de Campinas recebeu prêmio máximo da montadora

MÁRIO CURCIO, AB | De Campinas (SP)

A Mercedes-Benz reconheceu a concessionária Araguaia de Campinas (SP) como a melhor em atendimento ao cliente dentro do programa StarClass, implantado no Brasil há dez anos para melhorar a relação entre os consumidores e a rede. A revenda obteve o padrão Diamante, dado uma vez ao ano para a casa que atingir a maior pontuação no ranking de indicadores de vendas e pós-venda, além de ter inscrito projetos no Prêmio de Responsabilidade Ambiental e Cliente Satisfeito.

As concessionárias da montadora podem alcançar os padrões Ouro, Prata e Bronze ou mesmo ficar sem nenhuma classificação se não atingirem as metas. “O StarClass já concedeu R$ 265 milhões em bonificação para os concessionários aprimorarem e manterem suas instalações”, afirma o vice-presidente de vendas, marketing e pós-venda, Roberto Leoncini.

“Neste ano passamos a divulgar para o cliente as revendas reconhecidas com Ouro (e Diamante) em 2015”, diz Leoncini. Ano passado, das cerca de 200 concessionárias, 47 receberam o Ouro. Essa comunicação é feita no ponto de venda por totens, banners, folhetos e adesivos.

“Tomamos a decisão de só divulgar o Ouro porque este é o padrão para nós (...) O que interessa para a Mercedes é atender acima da expectativa. Temos um time na empresa dedicado a ajudar o concessionário a buscar esse Ouro”, recorda Leoncini. Para apoiar a rede a Mercedes realiza workshops para os multiplicadores que trabalham dentro das concessionárias com foco em atendimento do programa, indicadores, dúvidas e critérios novos que são agregados a cada ano.

A empresa também oferece consultorias sobre processos de vendas e de pós-venda e realiza auditorias e atividades como o “Comprador Oculto”, que identifica a possibilidade de melhorias.

O StarClass surgiu em 2006 para o segmento de caminhões. Em 2010 foi implantado para ônibus e em 2012 para vans. O programa utiliza um sistema em que um total de 100 pontos é distribuído em três áreas: excelência no atendimento ao cliente (30 pontos), excelência operacional (40 pontos) e eficiência do negócio (outros 30).

“Desses pontos, 87% estão diretamente ligados ao atendimento ao cliente”, recorda Leoncini. Segundo a Mercedes, com o StarClass o índice de satisfação do cliente passou de 8,91 em 2006 para 9,28 em 2015. O executivo destaca o trabalho e tempo necessários para elevar o índice em 0,37. Em pós-venda a nota subiu de 8,23 para 9,04 no mesmo período.

OURO DESDE 2007

A concessionária Araguaia de Campinas vem obtendo o padrão Ouro seguidamente desde 2007. A empresa faz parte do Grupo Pirasa, que abriu a primeira revenda Mercedes em Piracicaba (SP) em 1967, incorporou a Araguaia em 1985 e mais tarde, em 2003, inaugurou a unidade de Limeira (SP). O grupo tem também quatro revendas Toyota. Ao todo são 570 funcionários.

A revenda campineira recebe cerca de 450 caminhões por mês em sua oficina. “Temos 29 valas para caminhões e três para Sprinter. As revisões levam entre duas horas e duas e meia”, afirma o supervisor de serviços, José Reinaldo Mendes.

Chama a atenção na Araguaia o corpo dedicado ao comércio de peças. Parte dele é formada por um setor de telemarketing com 11 integrantes. “A seção é responsável por 70% de nossas vendas”, afirma a diretora do Grupo Pirasa, Fernanda Guidotti. A equipe tem acesso a dados de clientes que permitem ver o tamanho da frota, os modelos e outros detalhes que mostram todo o potencial de venda de componentes. Para comemorar o Diamante a Araguaia recebeu o presidente da Mercedes-Benz Brasil, Phillipp Schiemer (veja aqui).



Tags: Mercedes-Benz, Roberto Leoncini, StarClass, Diamante, Ouro, Prata, Bronze, Responsabilidade Ambiental, José Reinaldo Mendes, Fernanda Guidotti, Pirasa, Araguaia, Toyota.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência