Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Internacional | 15/03/2016 | 12h13

Reino Unido vai permitir testes de carros autônomos nas estradas

Governo que remover barreiras da legislação e estimular tecnologia

REDAÇÃO AB

O governo do Reino Unido anunciou que vai permitir que carros autônomos sejam testados em estradas públicas da região. O objetivo é remover as barreiras da legislação e autorizar que os experimentos sejam feitos já a partir do início de 2017. Dessa forma, a nação poderá dar suporte e acompanhar a evolução tecnológica dos veículos capazes de rodar sem participação tão ativa do motorista.

Por enquanto, testes com carros autônomos em condições reais de tráfego acontecem apenas em estradas dos Estados Unidos e da Alemanha. Mesmo com a estrutura limitada para fazer as avaliações, as montadoras correm para chegar primeiro ao mercado com seus modelos com sistema de condução independente. BMW e Mercedes-Benz são as empresas mais apressadas. Há ainda companhias que até então não atuavam no setor automotivo, como o Google, que já rodou mais de 1 milhão de milhas com seus protótipos.

“Em momento de grande incerteza na economia global, o Reino Unido precisa tomar decisões ousadas para garantir a liderança quando o assunto é tecnologia e infraestrutura. O carro autônomo pode representar a mudança mais fundamental no transporte desde a invenção do motor a combustão interna”, declarou o chanceler George Osbourne em entrevista à agência Bloomberg.

Ainda que o projeto só comece em 2017, já há montadoras interessadas em testar seus veículos em estradas britânicas. A Nissan é uma delas. A empresa já anunciou que, no futuro, pretende concentrar a sua produção de carros com a tecnologia na fábrica de Sunderland, no Reino Unido. Já a Jaguar Land Rover confirmou a intenção de testar na região veículos autônomos.



Tags: Reino Unido, carro autônomo, teste, tecnologia.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência