Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Grupo BMW focará em carros elétricos e autônomos
CEO do Grupo BWM, Harald Krueger, fala sobre nova estratégia global

Mercado | 17/03/2016 | 15h58

Grupo BMW focará em carros elétricos e autônomos

Nova estratégia visa afastar crescentes ameaças à sua condição de líder global

REDAÇÃO AB

O Grupo BMW anuncia uma nova estratégia global cujas vertentes se voltam para carros elétricos e autônomos, além da expansão de seu portfólio atual. Parte do planejamento e detalhes desta revisão foi apresentada pelo CEO Harald Krüger na quinta-feira, 16, na sede da empresa em Munique, Alemanha, em uma conferência para a imprensa mundial onde também comentou o balanço financeiro da companhia em 2015, quando obteve lucro recorde (leia aqui).

A última grande mudança estratégica da montadora foi em 2007, quando o então CEO Norbert Reithofer incentivou a marca em um investimento na casa de bilhões de dólares para reduzir o consumo de combustível de seus motores, produzir o seu primeiro veículo elétrico e ser o pioneiro na produção em massa de fibra de carbono. Desta vez, a renovação dos planos também mostra a necessidade da companhia em manter-se na liderança global, uma vez que está diante de ameaças a partir do movimento de renovação de portfólio de grandes rivais, como Mercedes-Benz e Audi.

Entre os lançamentos previstos, a divisão BMWi ganhará pelo menos dois modelos: a versão roadster do híbrido plug-in esportivo i8, juntamente com uma nova versão do compacto elétrico i3 com novos atributos, como aumento da capacidade da bateria e maior autonomia. Além disso, está previsto ainda um híbrido plug-in para a marca Mini. A montadora alemã também pretende lançar mais SUVs, incluindo o X7, bem como o sedã Série 7 e mais modelos com os pacotes da divisão BMW M, de alto desempenho e performance.

Em seu discurso, Krüger disse que um dos objetivos do novo plano estratégico é o de manter as margens de lucro antes de impostos em um mínimo de 10% até 2020. Diferente das concorrentes diretas, que fazem parte de um grupo amplo (Mercedes-Benz da Daimler e Audi do Grupo Volkswagen) a BMW, que carrega consigo as marcas Mini e Rolls Royce, terá de absorver os custos de desenvolvimento dessas novas tecnologias, uma vez que as abordagens da nova estratégia focada em redução de emissões, carros elétricos e condução autônoma irá manter os gastos com pesquisa e desenvolvimento em um nível elevado.

“Temos de gerir o nosso negócio atual para a perfeição, enquanto continua a crescer de forma orientada, a fim de garantir o investimento necessário”, disse Krüger em comunicado.

Além da briga contra seus rivais tradicionais, a BMW também enfrenta o surgimento de novos concorrentes não tão tradicionais no setor, como a Tesla e potencialmente Apple e Google, que mantém planos de atuar com presença cada vez maior no segmento que tange o carro e a internet das coisas.

“Precisamos agir rapidamente no mundo digital e estar preparado para assumir riscos”, disse Krüger.



Tags: BMW, elétricos, carros autônomos, Harald Krueger.

Comentários

  • IVONEY MARQUES DA SILVA

    Boa noticia! para uma eficiência e sustentabilidade da nossa frota mesmo que distante em uma situação que passamos com os combustíveis cada vez caro, e com os elétricos isso pode mudar, mas com o custo de aquisição alto sera necessário investimento e subsidio do governo com as altas cargas tributarias principalmente aqui no brasil. mas isso sera possível acredito nisso.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência