Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Insumos | 21/03/2016 | 15h02

FCA supera os 98% de reúso de água no Brasil

Em Betim, redução do consumo reduziu em 25% por carro produzido em 5 anos

REDAÇÃO AB

A FCA - Fiat Chrysler Automobiles – superou o índice de 98% de reúso de água em suas unidades brasileiras: a da Fiat, em Betim (MG), alcançou índice de 99,4% de recirculação, recorde no País, enquanto a de Goiana (PE), com menos de um ano de operação atingiu os 98%.

“É o maior complexo de tratamento de efluentes líquidos em capacidade e tecnologia do Nordeste”, afirma o gerente de meio ambiente, saúde e segurança do trabalho da FCA para a América Latina, Cristiano Felix. “Em Betim, a redução do consumo por veículo produzido foi de 25% em cinco anos”, informa.

Segundo o executivo, a regra é não desperdiçar: a água utilizada nos vasos sanitários, irrigação das áreas verdes, tanques da pintura, entre diversos outros processos, vem do reúso.

A unidade mineira cujas atividades iniciaram em 1976 já começou com tecnologia para tratar 100% do efluente gerado. Os investimentos em sistemas de recírculo da empresa começaram há mais de 20 anos. Em 2010, a fábrica da Fiat ganhou novo fôlego para a atividade de tratamento com a instalação das tecnologias de membranas (MBR) e osmose reversa para reúso de 99% da água tratada. Entre 2014 e 2015, a empresa investiu R$ 4 milhões, ampliando o índice para 99,4%.

O projeto de recirculação de água também está presente em outras soluções identificadas pelos próprios funcionários, que em todos os níveis hierárquicos, estão engajados na economia do recurso natural. Ainda em Betim, nos últimos quatro anos, 133 projetos sugeridos pouparam 427 mil metros cúbicos de água, volume equivalente ao consumo de 10,7 mil pessoas/ano.



Tags: FCA, Fiat Chrysler Automobiles, Fiat, Jeep, água, reúso.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência