Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
ZF monta powertrain para a Mercedes-Benz
Área de montagem do powertrain e eixos da ZF dentro da fábrica da Mercedes em Iracemápolis

Autopeças | 24/03/2016 | 19h16

ZF monta powertrain para a Mercedes-Benz

Sistemista integra motor, câmbio e eixos dentro da fábrica de Iracemápolis

REDAÇÃO AB

A ZF é um dos primeiros sistemistas instalados no Brasil a entrar para a até agora restrita lista fornecedores nacionais da Mercedes-Benz em Iracemápolis, no interior paulista, onde foi inaugurada na quarta-feira, 23, a fábrica brasileira de automóveis da marca (leia aqui). Mas isso não irá elevar o baixo porcentual de autopeças brasileiras nos veículos da marca montados no País, pois a ZF foi contratada para fazer serviços de montagem: vai integrar os componentes importados do powertrain e eixos dos Mercedes produzidos lá, primeiro o Classe C e, a partir do segundo semestre, também o GLA.

A operação é dividida em duas etapas. Primeiro, a ZF recebe os componentes importados da Mercedes-Benz da Alemanha em suas instalações em Sorocaba (SP), onde contratou 42 novos funcionários para executar a montagem preliminar dos sistemas de chassi. Depois os conjuntos semimontados seguem para uma área de 2 mil metros quadrados dentro da planta da Mercedes em Iracemápolis reservada para a ZF, para que 25 empregados do sistemista façam a integração completa de dois módulos: o eixo traseiro completo e todo o powertrain dianteiro, que inclui motor e seus periféricos (como filtros e alternador), câmbio, radiador e eixo com cubos de roda e sistema de freios integrados. Os conjuntos montados são entregues para Mercedes-Benz no sistema just in sequence, obedecendo as especificações de cada carro que entre na linha de montagem.

O Brasil será o primeiro país da América Latina a receber o novo modelo de negócios da ZF, que já faz serviços de montagem para Jaguar Land Rover, BMW e a própria Mercedes-Benz em outros países como China e Estados Unidos. Iracemápolis também vai abrigar a primeira célula de produção da ZF alocada dentro de uma unidade produtiva de um cliente no País.



Tags: ZF, Mercedes-Benz, Iracemápolis, powertrain, montagem, indústria, autopeças, cadeia de suprimentos.

Comentários

  • FABRICIO

    Muitobom essa parceria entre a zf e a Mercedes, muito inovador por se tratar da primeira célula de producao alocada dentro de uma unidade produtiva de um cliente no país sucesso ,que outras empresas possam se espelhar nessa parceira .

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência