Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado | 28/03/2016 | 11h26

Março fica abaixo do esperado pela Anfavea

Para Luiz Moan, retomada do setor só virá no último trimestre deste ano

MÁRIO CURCIO, AB

O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan, revelou que a média diária de emplacamentos em março ficou abaixo da expectativa da entidade: “Esperávamos uma média mais alta que a de fevereiro, mas ela se manteve em nível semelhante”, disse o executivo na abertura do VII Fórum da Indústria Automobilística, realizado por Automotive Business no Golden Hall do WTC na segunda-feira, 28.

Fevereiro teve 8,67 mil unidades vendidas por dia útil na soma de todos os segmentos (automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus). “O mês deve fechar com algo entre 165 mil e 175 mil veículos”, disse Moan. Fontes ligadas ao setor revelam que a queda no acumulado do ano estaria em cerca de 30% para automóveis e comerciais leves, em torno de 35% para caminhões e próxima a 50% em ônibus.

“Ainda é cedo para rever as projeções porque tivemos apenas um mês abaixo do esperado, é preciso esperar os números de abril e talvez os de maio”, pondera o presidente da Anfavea. Moan continua acreditando numa retomada do setor no quarto trimestre de 2016, mas reconhece as dificuldades do período presente: “A utilização da capacidade instalada neste começo de ano esteve em 46%. Nas fábricas de caminhões foi de apenas 18%. Isso põe em jogo a sobrevivência das empresas”, alerta.

Moan recorda que as exportações do setor automotivo cresceram 26% neste início de ano, mas reconhece a forte dependência de embarques à Argentina e sabe que o país vizinho não apresentará desempenho elevado. “Estamos negociando um acordo. Não sabemos qual será o desfecho, mas é certo que não teremos liberdade total. O livre comércio é o nosso objetivo, mas num acordo de longo prazo podemos ter um ‘período de transição’”, conclui Moan.

Assista à entrevista exclusiva de Luiz Moan a ABTV:



Tags: Luiz Moan, Anfavea, Fórum da Indústria Automobillística, projeções, caminhões, ônibus, automóveis, comerciais leves, livre comércio.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência