Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Balanço | 29/03/2016 | 18h25

Venda de pneus cai 2,8% no primeiro bimestre

Exportações ajudaram a atenuar o mau desempenho do mercado interno

REDAÇÃO AB

A venda de pneus no Brasil no primeiro bimestre registrou pequena queda de 2,8% em razão do crescimento das exportações. Enquanto o fornecimento às montadoras regrediu 32,4% e o mercado de reposição mostrou desempenho positivo de apenas 0,6%, o envio de pneus ao exterior cresceu 26,6% sobre os mesmos dois meses do ano passado.

Os números foram divulgados pela Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip). Segundo a entidade, a alta foi motivada não só por causa da desvalorização do real, mas também pelo crescimento dos embarques à Argentina: “Em dezembro eles derrubaram a Djai (Declaração de Importação Antecipada Argentina), o que nos permitiu um aumento dos negócios”, afirma o presidente da Anip, Alberto Mayer. “Também houve crescimento marginal de exportações para as matrizes das fábricas instaladas aqui”, diz.

De janeiro a fevereiro deste ano, a balança comercial dos fabricantes nacionais de pneus teve superávit de U$S 113,55 milhões, com saldo de 1,68 milhão de unidades de pneus (exportações menos importações). Outro destaque foi a queda de -40,5% nas importações.

FORNECIMENTO ÀS MONTADORAS

O acumulado de janeiro e fevereiro foi marcado pela queda nas vendas para montadoras em todos os segmentos, em unidades de pneus: industriais, -81,3%; OTR, -55,5%; duas rodas, -53,4%; carga, -45,1%; agrícola, -41,1%; passeio, -29,1%; e camioneta, -8,5%.

REPOSIÇÃO ABAIXO DO ESPERADO

Diante do pequeno crescimento de 0,6% nas vendas ao mercado de reposição, Mayer admite que terá de revisar os números: “Projetávamos alta de 1,7% para 2016 por causa do crescimento da frota circulante.” O executivo destaca que a queda total do aftermarket é de 14,2% quando os importados entram na conta. Transformando esse porcentual em unidades, mais de 1,4 milhão de pneus deixaram de ser substituídos.



Tags: Pneus, Anip, Alberto Mayer, Djai, montadoras, frota circulante, aftermarket.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência