Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Trabalho | 31/03/2016 | 11h55

GM e metalúrgicos negociam em São Caetano

Estabilidade para lesionados mantém impasse no layoff de 1,2 mil trabalhadores

REDAÇÃO AB

As negociações entre a General Motors e o Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano do Sul tiveram alguns avanços, mas ainda não houve um desfecho que garanta a prorrogação do layoff por mais cinco meses para cerca de 1,2 mil trabalhadores. O termo em inglês é utilizado para a suspensão temporária dos contratos de trabalho. Segundo o presidente do sindicato, Aparecido Inácio da Silva, o adicional noturno está mantido em 30% e não 20% nem 25% como a montadora pleiteava.

“No entanto, a GM ainda quer retirar a cláusula 42, que garante a estabilidade de emprego aos lesionados e àqueles que tiveram acidente de trabalho”, afirma o representante dos trabalhadores. Há cerca de um mês a General Motors e o Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano do Sul discutem o destino de cerca de 1,2 mil trabalhadores. Eles estavam com seus contratos suspensos desde 2015 e seriam demitidos, mas tiveram seus empregos poupados pela concessão de layoff por mais um mês.

Sindicato e GM discutem agora a prorrogação deste layoff por cinco meses. Essas negociações já levaram à definição do reajuste salarial dos funcionários em 2016, que será pago em forma de abono. “Ainda falta acertar o valor da indexação desse abono”, recorda o presidente do sindicato. Em 2017, 60% da inflação será incorporada aos salários e os 40% restantes entrarão em forma de abono.

A entidade que reúne os trabalhadores quer a definição de um acordo antes do dia 7 de abril, quando termina o layoff de um mês que evitou as demissões.



Tags: GM, General Motors, layoff, sindicato, metalúrgicos, Aparecido Inácio da Silva.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência