Para marcar a nova fase, Grupo PSA cria e adota nova identidade visual
Grupo PSA se reergue e anuncia novo plano estratégico global
Push to Pass conduzirá grupo à evolução de produtos e tecnologias rentáveis
REDAÇÃO AB
Conforme havia adiantado no fim de fevereiro na ocasião da divulgação de seu balanço financeiro de 2015, o Grupo PSA anuncia na terça-feira, 5, o Push to Pass, seu novo plano estratégico global focado no desempenho e crescimento rentável. A iniciativa ocorre após a companhia concluir antes do previsto seu plano anterior baseado em reestruturação e saúde financeira que vinha desenvolvendo desde abril de 2014 (leia aqui).
Em comunicado, a empresa informa que o Push to Pass cobrirá um período de 5 anos, entre 2016 e 2021 a fim de atender as necessidades de mobilidade antecipando a transformação do uso do automóvel. Serão feitos investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D) de forma controlada aliada a uma gestão de custos de produção e dos custos fixos.
“Baseados em fundamentos revigorados, vamos lançar uma ofensiva mundial em termos de produtos e tecnologia. Graças a uma maior agilidade, estamos preparados para mudar o paradigma e antecipar as mutações do uso do automóvel. Nossa transformação digital fará do Grupo PSA uma empresa conectada com os seus clientes. Com o plano “Push to Pass”, vamos assegurar o crescimento orgânico rentável da PSA”, declarou em nota o presidente mundial do Grupo PSA, Carlos Tavares.
Com esta nova postura, o grupo elencou dois principais objetivos: alcançar margem operacional corrente média de 4% para a divisão Automotiva entre 2016 e 2018 elevando a meta para 6% em 2021 (em 2015, a margem operacional foi de 5%). A segunda grande meta é atingir crescimento de 10% do faturamento entre 2015 e 2018, com 15% suplementares até 2021. Segundo o comunicado, estas estimativas são baseadas em uma taxa de câmbio constante. A PSA também anuncia a adoção de uma política de dividendos com um pagamento de 25% dos lucros a partir de 2016.
TRASNFORMAÇÃO TECNOLÓGICA
Para atingir seus novos objetivos, a PSA focará na evolução do seu modelo econômico e na geração de valor a partir das áreas passíveis de exploração para aumentar sua base atual de clientes. Ações serão balizadas por meio de ferramentas como a digitalização, ofertas multimarcas no pós-venda, leasing, veículos usados, serviços de mobilidade e de gestão de frotas. Investimentos específicos em capital de risco contribuirão para desenvolver o portfólio de soluções de mobilidade.
Além disso, o desenvolvimento das marcas Peugeot, Citroën e DS será apoiado no alto nível de qualidade dos produtos e serviços com uma nova política de fixação de preços e um plano ofensivo de novos produtos, com 26 veículos (automóveis) e 8 utilitários, incluindo uma picape de 1 tonelada, volume que permitirá um novo veículo por região, por marca e por ano.
O plano inclui ainda uma estratégia voltada para a evolução tecnológica com o lançamento de 7 veículos híbridos plug-in e outros 4 elétricos além da introdução do programa de veículos conectados e autônomos.
Por fim, o comunicado ressalta que o Push to Pass constitui uma primeira etapa da companhia rumo à visão do Grupo PSA que constitui em “uma montadora na ponta da eficiência, fornecedora de serviços de mobilidade de referência”. Para marcar a mudança e novos rumos, a companhia apresentou sua nova logomarca e informa que passa a adotar oficialmente a nomenclatura Grupo PSA, que integra as três marcas (Peugeot, Citroën e DS) deixando para trás a denominação PSA Peugeot Citroën.
Tags: PSA Peugeot Citroën, plano estratégico, reestruturação, Push to Pass.