Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Exportação de veículos segue tendência de crescimento

Indústria | 06/04/2016 | 18h48

Exportação de veículos segue tendência de crescimento

Trimestre terminou com expansão de 24% nos embarques a outros mercados

GIOVANNA RIATO, AB

As exportações de veículos seguem em crescimento, na contramão do que acontece em vendas e produção. No primeiro trimestre as montadoras venderam no exterior 98,8 mil carros brasileiros, volume 24% maior do que o negociado há um ano. O resultado foi divulgado pela Anfavea na quarta-feira, 6.

-Veja aqui os dados da Anfavea

A alta foi puxada pelas vendas de veículos leves, que avançaram 26,1% para 93,1 mil unidades. As exportações de ônibus cresceram 8,4% e somaram 1,4 mil chassis. Já o resultado do segmento de caminhões encolheu 6,5%, para 4,1 mil veículos. Por causa da diminuição das exportações de produtos com maior valor agregado, houve redução do faturamento com as vendas a outros mercados.

De janeiro a março a indústria nacional alcançou US$ 2,24 bilhões em receitas, montante 7,6% menor do que o do primeiro trimestre de 2015. “Nos próximos meses devemos aumentar as exportações de caminhões e de máquinas agrícolas e alcançar resultado positivo também em valor”, acredita Luiz Moan, presidente da Anfavea.

Ainda que o faturamento esteja menor, o executivo comemora o aumento dos negócios com diversos parceiros comerciais ao longo do primeiro trimestre. Segundo ele, as entregas para o México aumentaram 94%, enquanto as exportações para o Chile cresceram 147% e as vendas para o Peru avançaram 72%.

Apenas em março as exportações somaram 38,5 mil veículos, volume 5,3% superior ao de fevereiro e 19,8% maior do que o do mesmo mês de 2015. Em valor, os negócios somaram US$ 850,5 milhões, com sutil evolução de 0,2% na comparação mensal e queda de 7,7% na anual.

A Anfavea também mantém expectativas elevadas acerca de uma megaencomenda de veículos que deve ser feita pelo Irã nos próximos meses. O país busca fornecedores para 35 mil caminhões, 17 mil ônibus e 140 mil automóveis, volumes capazes de reavivar a combalida indústria brasileira. Segundo a entidade, o Brasil é o único país da América Latina que entrou na concorrência.

Confira, em vídeo, o balanço dos resultados da indústria automotiva em janeiro de 2016:

Confira, em vídeo, o balanço dos resultados da indústria automotiva em janeiro de 2016:



Tags: exportações, veículos, Anfavea, indústria, Luiz Moan.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência