Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
General Motors prorroga layoff por mais 1 mês

Trabalho | 07/04/2016 | 16h40

General Motors prorroga layoff por mais 1 mês

Sindicato comemora prazo extra dado a cerca de 1,2 mil metalúrgicos

MÁRIO CURCIO, AB

A GM prorrogou até o dia 8 de maio o layoff de cerca de 1,2 mil trabalhadores da fábrica de São Caetano do Sul (SP). A notícia foi divulgada pelo sindicato local dos metalúrgicos. A montadora já havia concedido um mês extra de layoff ao grupo de funcionários. Durante o mês de março, a entidade que representa os trabalhadores tentou a prorrogação por cinco meses.

As negociações emperraram porque, segundo o sindicato, a GM quer excluir a cláusula 42, que garante estabilidade aos acidentados e lesionados. Diante do impasse, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano do Sul, Aparecido Inácio da Silva, comemorou os 30 dias extras de layoff: “É um período satisfatório para consolidarmos uma nova proposta”, diz.

No dia 16 o dirigente irá a Detroit para um encontro mundial da companhia, no qual pretende defender a manutenção do setor de engenharia experimental: “A equipe já levou muitos de seus projetos para os Estados Unidos e Coreia do Sul. Nossa intenção é trazer esses projetos para cá e garantir o emprego desses trabalhadores.

Durante as 11 rodadas de negociação com a GM ocorridas nos últimos 30 dias o sindicato conseguiu manter o adicional noturno em 30% em vez de 20% previstos por lei, como queria a montadora, e aprovou o pagamento do reajuste salarial de 2016 em forma de abono. Em 2017, parte da reposição será incorporada ao salário e parte será concedida também em forma de abono.

A unidade de São Caetano fabrica os modelos Cruze, Cobalt, Spin e Montana.



Tags: GM, General Motors, sindicato, metalúrgicos, layoff, Aparecido Inácio da Silva.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência