Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Iveco vence licitação com GranClass

Comerciais | 12/04/2016 | 19h25

Iveco vence licitação com GranClass

Serão fornecidos 1,6 mil ônibus no programa Caminho da Escola

PEDRO KUTNEY, AB

A Iveco confirmou nova vitória em mais uma licitação do programa Caminho da Escola, para o qual já entregou mais de 6 mil ônibus escolares desde 2007. Agora a montadora deverá entregar, entre este ano e o fim de 2017, mais 1,6 mil unidades do novo chassi GranClass 150S21, lançado no mês passado (leia aqui), todos encarroçados pela Mascarello, com adaptações específicas para o transporte de alunos em zonas rurais. O preço público vencedor foi de R$ 227.871, ou R$ 239 mil no caso do veículo com elevador para cadeirante. O valor, sem incidência de impostos, é pago pelo governo federal, por meio de convênios firmados com diversos municípios.

Segundo a Iveco, antes de vencer a licitação foram rodados 40 mil quilômetros em testes de aplicação no transporte escolar em zonas rurais do País, em trajetos que em média alcançam 150 km por dia. O midibus, de tamanho intermediário entre um micro-ônibus e um chassi padrão, tem motor de 206 cavalos, a maior potência da categoria, e tração 4x2 com bloqueio de diferencial automático, para melhorar a circulação em atoleiros ou pisos de baixa aderência. Para superar valetas e ladeiras mais inclinadas, o ônibus teve o balanço dianteiro encurtado e na traseira o para-choque é escamoteável.

O GranClass escolar pode levar até 48 alunos sentados, ou 42 no veículo com box para cadeirante. Todos os assentos têm cinto de segurança. A velocidade máxima é limitada eletronicamente a 70 km/h e o ônibus não partem com as portas abertas.



Tags: Iveco, GranClass, ônibus, Caminho da Escola, licitação, CNH Industrial.

Comentários

  • Giuliano Savattero

    A reportagem sobre o GranClass escolar exalta os dispositivos de segurança e indica que todos os assentos tem cintos de segurança. No entanto parece que ele não possui o DanBelt que indica ao motorista qual o assento está com o cinto de segurança desafivelado. Eles pretendem colocar? Obrigado

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência