Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Porsche traz linha renovada do modelo 911
911 Carrera (foto) tem 370 cv e chega a 293 km/h com câmbio PDK de sete marchas

Lançamentos | 14/04/2016 | 17h25

Porsche traz linha renovada do modelo 911

Opções de tirar o fôlego têm até 580 cavalos e podem chegar a 330 km/h

MÁRIO CURCIO, AB | De Mogi Guaçu (SP)

A Porsche está trazendo a nova geração do modelo 911 ao Brasil. Os primeiros carros começam a ser entregues em maio. A versão de entrada, 911 Carrera, tem preço inicial de R$ 509 mil. A tabela chega a R$ 1,277 milhão para o 911 Turbo S Cabriolet. Dizer que o carro é fantástico, potente, estável ou obra-prima da engenharia pode parecer lugar-comum ou chover no molhado, mas quando se entra num desses dá para entender que é tudo isso e muito mais.

A participação do 911 nas vendas brasileiras foi de 10,1% em 2014 e recuou para 8,2% em 2015. Com a renovação da linha e o aumento de opções à venda, o modelo deve ganhar peso no mix local: “Não consigo dizer para quanto, mas certamente tende a aumentar”, afirma o diretor-presidente da Porsche no País, Matthias Brück. Da versão mais acessível à mais cara, a lista de preço tem 14 modelos por causa das combinações de motor, tração (traseira ou integral) e carrocerias Cupê, Cabriolet e Targa. A renovação da linha também pode embalar o crescimento da marca, que no primeiro trimestre foi de 19,3% ante o mesmo período de 2015 (veja aqui).

Todos os motores utilizam dois turbos e são importados com transmissão automatizada PDK de dupla embreagem e sete marchas. Carrera e Carrera S têm cilindrada exata de 2.981 cc. O primeiro produz 370 cavalos, acelera de zero a 100 km/h em até 4,2 segundos e atinge 293 km/h de velocidade máxima. O Carrera S tem 420 cv, vai da imobilidade a 100 km/h em até 3,9 s e alcança os 306 km/h.

Os 911 Carrera Turbo e Turbo S têm cilindrada de 3.800 cc. Os números do primeiro são 540 cavalos, zero a 100 km/h em 3 segundos e máxima de 320 km/h. Já o Turbo S produz 580 cv, chega aos 100 km/h em 2,9 s e atinge 330 km/h. Os números de desempenho se referem à carroceria cupê. Matthias Brück também não arriscou o mix de vendas das versões, mas ressalta o fato de a Porsche estar trazendo pela primeira vez o 911 Carrera, modelo de entrada.

A marca também dará liberdade no Brasil para a escolha de opcionais e acessórios. Entre os pacotes possíveis há aqueles que dão ênfase ao estilo ou praticidade no uso diário, como teto solar panorâmico, interior com detalhes de carbono e som Burmester, entre outros itens, num total de R$ 86 mil. Tem ainda o conjunto Track Day, com funções diferenciadas para suspensão, eixo traseiro direcional e freios de composto cerâmico por R$ 85,9 mil.


911 Carrera Cabriolet tem preço inicial de R$ 557 mil e chega a R$ 1,277 milhão na opção Turbo S. Interior é completo desde o Carrera Cupê, de R$ 509 mil. Motores biturbo estão em toda a linha, com cilindrada entre 2.981 e 3.800 cc e potência de 370 a 580 cv.

Em baixa velocidade, o eixo traseiro direcional esterça as rodas para o lado oposto das dianteiras, reduzindo o espaço necessário nas manobras. Já em estrada as rodas de trás apontam para o mesmo lado da curva, aumentando a segurança em mudanças de faixa. Entre os carros do Grupo VW à venda no Brasil, o novo Audi Q7 também recebe esse recurso como opção.

Todos os novos 911 têm também suspensão ativa, com altura livre do solo um centímetro menor. E os novos amortecedores têm maior amplitude de absorção.

Também é de série para os 911 a central multimídia Porsche Communication Management (PCM), com navegação on-line, tela sensível ao toque de sete polegadas e comando de voz. A central pode ser operada com gestos rápidos como num smartphone.

Ela ainda é capaz de reconhecer a introdução manual de destinos de navegação e os celulares e smartphones agora podem ser ligados por WLAN. Outra novidade é a possibilidade de conectar o iPhone à central para usar o Apple CarPlay.

Automotive Business dirigiu os modelos Carrera e Carrera S nas versões Cupê e Cabriolet no Autódromo Velo Città, em Mogi Guaçu (SP). Com 3,4 quilômetros, o circuito é bem cuidado e tem trechos muito seletivos. Por quase uma hora foi possível acelerar os diferentes carros sempre com a mesma sensação: muita agilidade. Ela acompanha os 911 em acelerações, retomadas e em cada uma das 14 curvas do traçado.

Mesmo quando utilizado no modo automático, o câmbio PDK vai despejando marchas e faz as reduções nas freadas de curva como se estivesse vendo o traçado. A estabilidade e aderência são tão grandes que o motorista consegue corrigir com folga os erros que comete ao tangenciar mal, entrar quente demais em uma curva ou errar o ponto de freada.

A nova transmissão PDK foi reforçada e na utilização da alavanca em modo manual as reduções agora são feitas com toques para a frente, seguindo o movimento do corpo com a diminuição da velocidade. Também é possível fazer as trocas por aletas atrás do volante.



Tags: Porsche, 911, Carrera, Cabriolet, Targa, Matthias Brück, PDK.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência