Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Internacional | 20/04/2016 | 14h14

Audi teria criado software que frauda emissões, diz jornal alemão

Segundo reportagem do Handelsblatt, dispositivo foi desenvolvido em 1999

REDAÇÃO AB

Em 1999, a Audi criou o dispositivo cujo software é capaz de fraudar emissões de motores a diesel, segundo reportagem publicada pelo jornal alemão Handelsblatt. A companhia já detinha tal tecnologia antes de o Grupo Volkswagen, ao qual a Audi pertence, admitir que utilizou essa ferramenta para manipular motores a diesel e alterar seus dados de emissões em cerca de 11 milhões de veículos das marcas Volkswagen, Audi, Porsche Skoda e Seat, no escândalo que ficou conhecido como dieselgate.

Segundo a publicação, que cita fontes da indústria e da empresa, seis anos mais tarde, quando os engenheiros da VW em Wolfsburg (sede da empresa na Alemanha) não conseguiram baixar as emissões de óxido de nitrogênio (NOx) a limites legais, começaram a instalar o software desenvolvido pela Audi, diz o jornal.

Ainda de acordo com o periódico, tanto VW quanto Audi se recusaram a comentar a reportagem, citando as investigações em curso sobre o escândalo de emissões em motores diesel descoberto em setembro do ano passado, quando o grupo admitiu o uso do software nos veículos. Segundo a montadora, o escritório de advocacia Jones Day dos Estados Unidos, que está com o caso, publicará um relatório sobre suas conclusões legais até o fim deste mês.

Também está prevista para a sexta-feira, 22, uma reunião do conselho de supervisão do grupo Volkswagen para discutir os custos potenciais do escândalo de emissões e aprovar as perspectivas de lucro da companhia para 2016, um dia depois do prazo dado por reguladores dos EUA para encontrar com a empresa uma solução para os veículos norte-americanos equipados com o software (leia aqui).



Tags: Audi, fraude, software, emissões, escândalo, Volkswagen.

Comentários

  • João Valentim Bin

    Se essas montadoras fazem isso na Alemanha, onde os órgãos de controle funcionam, imaginem o que estão fazendo no Brasil.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência