Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Chevrolet mostra a nova S10 com melhorias
Principal mudança externa foi feita na dianteira

Lançamentos | 25/04/2016 | 19h20

Chevrolet mostra a nova S10 com melhorias

Linha 2017 tem mais equipamentos, mas mantém oferta de cabines e motores

REDAÇÃO AB

A General Motors levou à Agrishow, em Ribeirão Preto, a linha 2017 da Chevrolet S10, que chega ao mercado em maio com nova dianteira e mais equipamentos disponíveis. O preço inicial é de R$ 72.350, valor cobrado pela opção com cabine simples e motor 2.5 flex. A topo de linha High Country, com cabine dupla, motor turbodiesel, tração 4x4 e câmbio automático de seis marchas, sai por R$ 167.490.

Segundo a GM, a parte estrutural do modelo foi retrabalhada. Os conjuntos de suspensão e de freio são novos. Os sistemas de controle de vibrações e de ruídos foram aperfeiçoados. A direção agora tem assistência elétrica inteligente em vez de hidráulica e contribui para a melhora da dirigibilidade, especialmente em trechos urbanos.

A picape está até 5% mais econômica por causa da utilização de materiais mais leves, de novos componentes mecânicos e de soluções aerodinâmicas inovadoras. Continua como a mais potente do segmento tanto na configuração 2.8 turbodiesel (200 cavalos) como na 2.5 Flex (206 cv).

Na dianteira, capô, grade, faróis e para-choque foram todos redesenhados. Na traseira não houve mudança exceto pela opção de lanternas com LEDs. A caçamba ganha diferentes tipos de cobertura, conforme a configuração.

Na cabine foram trocados o painel de instrumentos, os painéis de portas e a GM aplicou materiais mais agradáveis ao toque. O computador de bordo recebeu a função “ECO”, que auxilia o motorista a reduzir o consumo de combustível. Também é possível consultar a pressão dos pneus. Um alerta é dado quando algum deles sai da especificação recomendada pelo fabricante.

A versão 2017 está mais sofisticada em todas suas configurações. Entre os novos itens disponíveis se destacam acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, retrovisor central eletrocrômico, câmera de ré com gráficos para auxílio em manobras, sensor de estacionamento dianteiro, acionamento remoto da ignição, vidros laterais com mecanismo remoto de abertura e fechamento por meio da chave.

Itens como lanternas e luzes de neblina, ar-condicionado digital com oito velocidades, rebatimento elétrico dos retrovisores externos e banco do motorista com ajustes elétricos estão igualmente disponíveis. Outros destaques são os controles eletrônicos de tração e de estabilidade e os assistentes de partida e descida de rampas.

A nova S10 também aprimora seu pacote de segurança ativa. Adota o alerta de desvio de faixa e o alerta de colisão frontal. O alerta de desvio de faixa tem uma câmera na parte superior do para-brisa que “lê” as faixas da via e emite um aviso toda vez que percebe que o veículo está saindo involuntariamente da pista.

O alerta de colisão frontal é outro equipamento bastante útil no dia a dia. Por ele o motorista pode estabelecer uma distância mínima em relação ao veículo à frente, podendo, por exemplo, ser avisado caso o outro automóvel reduza a velocidade repentinamente. Além de luzes vermelhas piscarem na base do para-brisa, um alarme soa pelos alto-falantes da picape.

“Um estudo aponta que 67% dos acidentes são frontais. A maioria é de pequena ou média monta e provocada por distrações. O alerta de colisão mostra ser relevante nesse tipo de situação”, recorda William Bertagni, vice-presidente de engenharia da General Motors.

Outra inovação na linha 2017 é o OnStar, sistema de telemática lançado em 2015 no Cruze, que oferece ao motorista mais de 20 serviços de emergência, segurança, navegação, conveniência e conectividade.

Na S10 2017 a tecnologia recebeu novas funcionalidades, como o alerta de valet. Ao ativá-lo, o usuário recebe uma mensagem caso o manobrista se distancie mais de 500 metros com o carro. É possível ainda monitorar o deslocamento do automóvel e saber se ele ultrapassou o limite de velocidade predeterminado. Tudo por um aplicativo para smartphones.

O alerta de rodízio do OnStar foi aperfeiçoado. A partir de agora o motorista é avisado quando seu veículo se aproxima da zona de restrição ou quando dá partida no veículo em local e horário restrito à circulação.

Outra novidade é que pressionando o botão esquerdo no retrovisor interno o usuário consegue acionar, por comando de voz, serviços como os alertas de velocidade e o de valet, chamar a assistência mecânica ou ainda iniciar a navegação de algum destino cadastrado no aplicativo do OnStar. Na nova S10 o OnStar é oferecido como cortesia por 12 meses.

A feira Agrishow ocorre até o dia 29 de abril.

Tags: Chevrolet, S10, Agrishow, OnStar.


Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
AB Inteligência