Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Indústria | 04/05/2016 | 19h14

Ford instala 17 novos robôs em Camaçari

Equipamentos atuam na pintura, calafetagem e proteção anticorrosiva

REDAÇÃO AB

A Ford colocou em operação na fábrica de Camaçari (BA) 17 novos equipamentos robotizados, instalados nos processos de pintura, estação de calafetagem da carroceria e na aplicação de spray das soleiras. Segundo a Ford, a modernização garante alto nível de qualidade e resulta em benefício ao meio ambiente.

“Os novos recursos técnicos no setor de pintura permitem o aumento na flexibilidade da fábrica para implementação de novas versões do EcoSport e das linhas Ka e Ka+ produzidas em Camaçari. Também oferece maior produtividade com a possibilidade de funcionamento mesmo com um dos equipamentos parado”, afirma o gerente do complexo industrial Ford Nordeste, Silvio Illi.

As cabines de spray de revestimento contam com dez robôs que viabilizam a aplicação da camada à base de água utilizada para dar cor ao veículo. Essa automação do procedimento assegura a uniformidade na camada de tinta e elimina variações no processo, que é feito por um sistema de controle integrado de fluxo de tinta, de ar, de alta tensão e da rotação do sino do aplicador, melhorando a qualidade do produto.

Para a modernização da estação de calafetagem da carroceria foram instalados cinco novos robôs. Somados a outros dois equipamentos implantados no setor de aplicação de spray da soleira, eles asseguram o uso do material na carroceria com um alto nível de qualidade e precisão. As duas linhas passaram por modificações e seguem os padrões utilizados pelas fábricas da Ford nos Estados Unidos e na Europa.

A calafetagem nas carrocerias aumenta a proteção contra corrosão e evita infiltração de água ou ar, poeira reduz ruídos e também protege contra batidas de pedra na parte inferior do veículo. O sistema de leitura de código de barras utilizado garante a repetibilidade do procedimento.

O controle de temperatura determina a viscosidade ideal para a aplicação do material, enquanto o controle de vazão libera o volume correto a ser aplicado. Outro benefício é a flexibilidade de operação no caso de parada de um dos robôs.



Tags: Ford, Camaçari, pintura, robôs, EcoSport, Ka, Ka+.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência