Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Produção de motos cai 36,4% no 1º quadrimestre

Mercado | 09/05/2016 | 16h45

Produção de motos cai 36,4% no 1º quadrimestre

Fabricantes de Manaus montaram menos de 290 mil unidades no período

REDAÇÃO AB

A produção de motos em Manaus entre janeiro e abril somou 288,5 mil unidades, anotando queda de 36,4% em relação ao mesmo período de 2015. E as vendas no atacado, feitas das fabricantes para suas concessionárias, somaram no primeiro quadrimestre 286,1 mil motocicletas, com retração de 35,1% ante iguais meses do ano passado. Os números foram divulgados pela Abraciclo, entidade que reúne fabricantes do setor.

- Veja aqui os números atualizados de produção e aqui os de vendas no atacado divulgados pela Abraciclo

“Assim como todos os setores, a indústria de duas rodas analisa com cautela os desdobramentos macroeconômicos”, afirma o presidente da Abraciclo, Marcos Fermanian, que demonstra pequeno otimismo com a possibilidade de números melhores no segundo semestre, como em regra ocorre com o segmento de motos.

EXPORTAÇÕES

O envio de motos ao exterior somou de janeiro a abril 17,9 mil unidades e crescimento de 96,1% sobre o primeiro quadrimestre do ano passado por causa da melhora dos negócios com a Argentina, principal comprador de motocicletas brasileiras.

EMPLACAMENTOS “REAIS”

Dos emplacamentos totais de motos deste primeiro quadrimestre, 379,6 mil unidades, a Abraciclo descontou os ciclomotores usados licenciados no período por força de uma mudança no código de trânsito. Chegou, assim, a um total de 319,5 mil unidades. A comparação destes emplacamentos “reais” com o mesmo período de 2015 leva a uma retração de 26,3% no setor de motos, bem mais alta os 12,7% “oficiais” divulgados pela Fenabrave.

Sobre a produção e vendas no atacado, vale dizer que a queda nos números do primeiro quadrimestre foi ligeiramente acentuada (cerca de 0,5 ponto porcentual) porque não entraram os dados da Traxx de março e abril. A fabricante deixou de ser associada à Abraciclo e, portanto, não forneceu os números do segundo bimestre.



Tags: Motos, motocicletas, Abraciclo, Marcos Fermanian, exportações, ciclomotores.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência