Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia | 09/05/2016 | 19h38

FCA e Google: é só o começo do relacionamento

Marchionne se prepara para novo modelo econômico na indústria automotiva

REDAÇÃO AB

Sergio Marchionne, o CEO da Fiat Chrysler Automobiles (FCA), declarou que o acordo entre a companhia e o Google, anunciado no último dia 3, é só o começo do relacionamento entre as duas empresas. A parceria prevê que 100 unidades da minivan Chrysler Pacifica sejam desenvolvidas e equipadas com o sistema de direção autônoma desenvolvido pela gigante de tecnologia (leia aqui). Outro aspecto importante da cooperação é que os times de engenharia das duas companhias trabalharão juntos no projeto.

O executivo da FCA declarou que a primeira etapa da parceria é trabalhar neste desenvolvimento, mas que novas metas devem surgir a partir daí. Diferentemente de outros dirigentes da indústria automotiva, Marchionne diz estar aberto a experimentar e descobrir novos modelos de negócio em parceria com empresas de tecnologia. Para ele, ao explorar o potencial do carro autônomo no mercado, é essencial considerar novos parceiros.

“Nós precisamos estar prontos para passar por esta transição de forma colaborativa, com pessoas que historicamente são vistas como intrusas e potenciais inimigas do nosso negócio”, apontou em entrevista à agência Automotive News Europe, em referência ao interesse do Google no setor automotivo nos últimos anos e à falta de habilidade das montadoras para lidar com este possível novo player do mercado.

Marchionne avalia que, neste momento de transformação, ainda há uma série de questões incertas, mas que é necessário fazer tentativas para encontrar novos formatos de negócio. “A questão mais importante é: qual é o modelo econômico que determina a divisão das receitas de um possível futuro modelo?”, perguntou, acerca da possibilidade de que um automóvel seja desenvolvido a quatro mãos por uma montadora e uma empresa de tecnologia. “Eu não tenho a resposta, mas nunca saberemos enquanto não começarmos a trabalhar nisso.”



Tags: FCA, Fiat, Chrysler, Google, direção autônoma.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência