Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
CNH utiliza Iveco Tector movido a GNV em fábrica de Sorocaba

Powertrain | 10/05/2016 | 18h30

CNH utiliza Iveco Tector movido a GNV em fábrica de Sorocaba

Caminhão substitui modelo a diesel no transporte de peças e matéria-prima

REDAÇÃO AB

Um caminhão semipesado Iveco Tector movido a GNV – gás natural veicular – começou a rodar no complexo industrial da CNH Industrial em Sorocaba (SP). Substituto de um modelo movido a diesel e de mesmo PBT (17 toneladas), o veículo transporta peças, partes e matéria-prima para estoque da unidade, onde são fabricadas máquinas agrícolas das marcas Case e New Holland, que assim como a Iveco, pertencem ao Grupo CNH Industrial.

O veículo deverá percorrer cerca de 300 quilômetros por mês, estima a CNH Industrial. Segundo o engenheiro de produto responsável pela área de Inovação da Iveco, Fábio Nicora, quando comparado com um caminhão de mesmo porte movido a diesel, o Iveco Tector GNV gera redução de 86% de NOx, 77% de particulado e 25% de CO2 e possibilita melhora de cerca de 20% no custo operacional.

Ele possui sistema de armazenamento com capacidade total de 126 m³ de combustível, gerando autonomia de até 300 Km, com o tanque cheio e dependendo da aplicação. Equipado com o motor FPT NEF 6 Ciclo Otto GNV, desenvolve 200 cv de potência, atendendo ao padrão europeu de emissões EEV e com baixos níveis de ruídos e vibrações. Também pode ser abastecido por biometano, gás produzido a partir do processamento de resíduos orgânicos.

A experiência da Iveco com a tecnologia GNV soma 26 anos e é um dos pontos fortes da operação da montadora na Europa, onde possui uma frota de 14 mil veículos movidos a gás natural veicular. “Essa experiência nos ajuda a coletar mais dados de operação e entender a viabilidade econômica e técnica em aplicações diferentes”, afirma Nicora.

No Brasil, os testes do GNV tiveram início em 2011, quando a empresa colocou o caminhão para rodar em parceria com algumas entidades. O Tector GNV foi utilizado em parceria com a Coca Cola, em Belo Horizonte, por mais de um ano, entre 2013 e 2014 (leia aqui).



Tags: CNH Industrial, Iveco, Tector, GNV, caminhão.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência