Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Inovação passa a ser urgência também no RH
Márcia Naves, superintendente da Isvor, relata a experiência no Grupo FCA para a inovação do conhecimento (Foto: Luis Prado)

Carreira | 16/05/2016 | 19h06

Inovação passa a ser urgência também no RH

Área deve ser protagonista na evolução da criação de novos conhecimentos

SUELI REIS, AB

Inovação é a palavra de ordem no cenário mundial em diferentes aspectos, tanto no que diz respeito a produto quanto em toda a sua cadeia e ciclo de vida, mas o conceito também é um dos principais mecanismos para a evolução de uma empresa enquanto organização de pessoas, resume Márcia Lúcia Andrade dos Anjos Naves, superintendente da universidade corporativa Isvor, em sua palestra durante o IV Fórum de RH na Indústria Automobilística, realizado por Automotive Business na segunda-feira, 16.

“Inovação deixou de ser uma ‘palavrinha da moda’ e passou a ser urgência na busca pelo resultado do negócio”, afirma. “Economicamente, sabemos que o mundo vive em ondas, mas por trás dela há uma muito maior e que diz respeito a mudanças de conceitos, analogias e metáforas. A pergunta a se fazer é: ‘Como empresa, estamos preparados para tais mudanças?’ Acredito que o setor automotivo já está vivendo isso”, analisa. “Antes, o futuro chegava a cavalo: hoje vem por wireless”, ilustra ao falar sobre a velocidade das transformações globais na sociedade.

E traz o exemplo do Grupo FCA Fiat Chrysler Automobiles, que tem a Isvor como uma das divisões de negócio e cujo objetivo é acelerar o processo de desenvolvimento de competências para atender os desafios dentro da empresa. No Brasil, em sua sede localizada em Betim (MG), próxima à fábrica da Fiat, a unidade já funciona há 20 anos e tem atualmente cerca de 376 profissionais que utilizam diferentes metodologias para desenvolver seu público alvo: funcionários da Fiat e CNH Industrial, mas também os interessados de outras companhias.

“Parte do faturamento da Isvor (9%) vem de empresas fora do Grupo FCA. Acredito ser importante ‘sair do quadrado’. Se ficar só lá dentro [do grupo] a gente morre. É bom para não se contaminar e ser capaz de expandir”, defende.

A executiva frisa que práticas que visam o conhecimento devem capacitar a organização para dialogar com o futuro: “A maior arma para a sobrevivência das organizações nesta época de competitividade e inovação é a sua capacidade de aprendizagem e, sobretudo, de criar novos conhecimentos.” Neste contexto, ela aponta que o setor de RH deve ser o protagonista deste processo “porque inovação é um processo colaborativo”, reforça.

Na Isvor, o método se baseia no ciclo imaginar, observar, entender, propor, testar e realizar, em um âmbito de experiências e situações que podem ou não ser reais. Outra iniciativa é o programa Da Vinci, inspirado no personagem histórico multifacetado e que consiste em uma série de produtos, serviços e experiências orientados pelo design thinking, com a finalidade de promover uma cultura de inovação nas empresas.

“Quem é este sujeito que inova?” Para responder essa questão, Márcia conta que na Isvor foram elencadas sete competências (drivers) dentro do programa Da Vinci.

“[1] É a pessoa que tem inteligência qualitativa, o poder de julgamento e sabe reconhecer padrões de comportamento, além de saber observar, ouvir e absorver o que precisa das coisas comuns. [2] Ter pensamento integrativo ‘não é mais isto ou aquilo, mas isto e aquilo’. [3] Tem visão sistêmica – conhece toda a cadeia (de relações não-causais em um problema dado), tem visão de longo prazo e entendimento de como o todo é afetado pelas interações das partes. [4] Traz o pensamento abdutivo, que é a capacidade de imaginar cenários futuros e gerar hipóteses; [5] tem a capacidade de identificar e elaborar problemas, além da [6] capacidade de realizar – nada funciona se este não for a pessoa da execução. Mesmo se errar, mas erre rápido. Por fim, [7] sabe reconhecer o momento oportuno e agir prontamente.”



Tags: Inovação, recursos humanos, RH, Isvor, universidade corporativa, FCA, IV Fórum de RH na Indústria Automobilística.

Comentários

  • vanderlei vicente

    excelente notícia: toda inovação, faz com que mudem ou façam mudar., nossos pensamentos., até nossas maneiras de agir...

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência