Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Comerciais | 20/05/2016 | 17h16

Daimler Trucks reduz previsão de lucro em 2016 por queda nas vendas

Divisão de pesados vê piora em mercados do Brasil, Estados Unidos e Oriente Médio

REDAÇÃO AB

A Daimler Trucks, divisão de veículos pesados do Grupo Daimler, que integra entre outras marcas a Mercedes-Benz, reduziu sua previsão de lucro para 2016 devido à constante queda nas vendas do mercado global de caminhões, que segundo a empresa, serão prejudicadas pelas menores demandas no Brasil, Estados Unidos e Oriente Médio.

Em comunicado, a companhia diz que agora espera que o Ebit – lucro antes de juros e impostos – seja significativamente menor neste ano. Em 2015, a empresa apurou o melhor Ebit de sua história, ao totalizar € 2,7 bilhões.

No Brasil, a empresa projeta retração do mercado em 20% neste momento em que a situação política e também econômica se deteriorou mais uma vez. No início de 2016 a expectativa era de queda na ordem de 10% (leia aqui). Por conseguinte, a Daimler Trucks informa que deve ampliar os ajustes no volume de mão de obra da Mercedes-Benz, para a qual a matriz tem ofertado opções de demissão voluntária, o que deve gerar € 100 milhões adicionais em custos com as demissões, indica em um relatório.

A situação na região de Nafta também gera preocupações para a Daimler Trucks: embora a empresa alegue que segue defendendo sua liderança naquele mercado, ao mesmo tempo não houve restabelecimento das vendas, principalmente no segmento de pesados. Alia-se a isso a projeção de queda de cerca de 15% das vendas do mercado global de semipesados e pesados, o que pode ser compensado em parte pelo melhor desempenho na Europa.

Por lá, a Daimler Trucks observa que embora a demanda deva ser significativamente maior que a do ano passado, a situação de concorrência tornou-se mais intensa, o que está influenciando a política de preços. Outro fator é que o preço persistentemente baixo do petróleo deva ter um impacto negativo contínuo na demanda do Oriente Médio.

Situação adversa também se aplica para a Indonésia, onde a Daimler Trucks antecipa uma queda de mercado em 15%. A demanda na Turquia também será substancialmente menor que a do ano passado, devido não só às aquisições antecipadas em 2015, mas também por causa das condições geopolíticas muito negativas.



Tags: Daimler Truck, caminhão, Mercedes-Benz, lucro, vendas, queda, Brasil.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência