Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Balanço | 20/05/2016 | 18h00

Ociosidade bate recorde nas autopeças

Índice em março chegou a 46,3%; emprego no setor recuou 16,5% no trimestre

REDAÇÃO AB

A capacidade ociosa na indústria de autopeças atingiu em março 46,3%, maior índice desde 2010, quando o atual método de medição foi adotado por fabricantes do setor. Na comparação com o mesmo trimestre do ano passado a ociosidade cresceu 13 pontos porcentuais. Ainda em relação aos três primeiros meses, o emprego nacional no setor de componentes recuou 16,5% ante o mesmo período de 2015. Os números foram divulgados pelo Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças).

- Veja aqui

O faturamento do setor no trimestre foi 12% menor que o verificado em iguais meses de 2015. Os negócios com montadoras caíram 23,6%. Em um ano as vendas aos fabricantes perderam cerca de 5 pontos porcentuais de participação. Até mesmo os negócios com o mercado de reposição perderam o fôlego. O segmento conseguiu fechar 2015 com alta próxima a 5%, mas já demonstra queda de 2,3% no confronto com o primeiro trimestre do ano passado.

Já as exportações continuam embaladas pela variação cambial e cresceram 15,5% em reais. No entanto, com o valor convertido em dólar verifica-se uma queda de 14,6%. Os resultados vêm da pesquisa mensal feita com 64 empresas que representam 32,3% do faturamento total da indústria de autopeças no Brasil.



Tags: Autopeças, Sindipeças, capacidade ociosa, exportações, mercado de reposição, montadoras.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência