Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
BMW traz novo M2 Coupé, com 370 cavalos
Modelo chega por R$ 379.950. BMW espera vender 50 destes até o fim do ano

Lançamentos | 12/06/2016 | 12h35

BMW traz novo M2 Coupé, com 370 cavalos

Modelo amplia opções da divisão Motorsport, que cresceu 39% em 2015

MÁRIO CURCIO, AB | De Indaiatuba (SP)

A BMW traz ao Brasil o M2 Coupé, mais um desses brinquedos de adulto capazes de chamar a atenção até de quem não liga para automóveis. Com 4,47 metros, o carrinho é menor que sedãs médios, mas os 370 cavalos de seu motor rivalizam com esportivos como o novo Porsche 911 em sua versão de entrada. E o preço é mais baixo: R$ 379.950, ante os R$ 509 mil do 911 Carrera mais acessível.

Com o M2 a BMW amplia a faixa de atuação da divisão Motorsport, que em 2015 teve 62,4 mil unidades vendidas em todo o mundo e cresceu 39% sobre o ano anterior. No Brasil essa alta foi ainda mais expressiva, 67,8%, mas com volume bem menor, 802 no ano passado. Durante os dias 11 e 12 de junho a montadora realizou em um autódromo no interior de São Paulo o BMW Power Tour, evento para 800 convidados (clientes e potenciais compradores) conhecerem o M2 e outros carros da divisão M.

O presidente do Grupo BMW do Brasil, Helder Boavida, reconhece a importância de ações como esta, mas preferiu não arriscar quantos cheques serão assinados depois do evento: “É difícil estimar um número, até porque alguns já teriam se decidido pela compra antes de vir”, diz. Até o fim do ano a BMW deve vender 50 unidades somente do novo modelo.

MECÂNICA E CONECTIVIDADE

O M2 utiliza um motor 3.0 biturbo de seis cilindros em linha. Os carros que vêm para o Brasil têm câmbio automático de dupla embreagem e sete marchas. A transmissão utiliza um diferencial ativo, que melhora a tração e a estabilidade em mudanças de faixa ou acelerações em saídas de curva. As suspensões dianteira e traseira usam componentes mais leves e a frente do carro recebeu reforços para aumentar a rigidez da carroceria. Segundo a fabricante, o M2 vai de zero a 100 km/h em 4,3 segundos. A velocidade máxima de 250 km/h é limitada eletronicamente.

BMW
M2 Coupé tem diferencial ativo e câmbio automático de dupla embreagem com sete marchas. Motor é um seis cilindros biturbo de 370 cavalos. Interior inclui detalhes de fibra de carbono. Aplicativo na central multimídia permite compartilhar dados de desempenho nas redes sociais.

O esportivo vem com a central ConnectedDrive. Com ela é possível usar aplicativos inovadores como o GoPro, que permite aos passageiros controlar a câmera de ação, e o BMW M Laptimer, que possibilita a comparação de tempos de volta e análise de dados como força G, aceleração, frenagem e outros parâmetros. Também dá para compartilhar os resultados pelas redes sociais ou e-mail.

A central multimídia inclui ainda serviços de concierge, informações de trânsito em tempo real, chamada de emergência inteligente e o sistema de manutenção BMW que informa o motorista sobre a necessidade de fazer as revisões obrigatórias com 2 mil quilômetros ou quatro semanas de antecedência. O novo esportivo tem também chave presencial, controles de estabilidade e tração e faróis de xênon. A lista de acessórios BMW M Performance inclui itens para o interior do carro, para melhoria de desempenho do motor, das suspensões e da aerodinâmica.

O acabamento interno tem couro do tipo Alcântara nos painéis de porta e no console central, onde também foi aplicada fibra de carbono. O som Harman Kardon inclui 12 alto-falantes, dois subwoofers centrais e um amplificador externo de 360 watts no porta-malas.

NA PISTA COM O M2

Automotive Business acelerou o M2 Coupé no autódromo da fazenda Capuava. Tudo dentro do carro é feito de materiais agradáveis ao toque e está no lugar certo ou é fácil de ajustar. Os bancos têm regulagem elétrica. Impressiona também a “música” que vem de suas quatro saídas de escape. Na pista ele obedece a cada pequeno movimento do volante sem inclinação excessiva da carroceria. O miolo de Capuava tem uma sequência de curvas bem difícil, mas o M2 faz cada uma delas como estivesse num traçado bem mais largo.

A possibilidade de desligar o controle de tração torna a pilotagem ainda mais animada. Os freios utilizam material composto e discos enormes, mas o sistema ABS interfere demais na frenagem em piso seco e acaba aumentando espaços de parada que certamente seriam ser mais curtos sem ele. Essa percepção era bem clara no fim do retão e de outras duas retas mais curtas.

O M2 tem garantia de dois anos e pode vir nas cores azul, branca, cinza ou preta.

Assista ao vídeo do M2 Coupé produzido pela BMW



Tags: BMW, M2 Coupé, Motorsport, Helder Boavida, Porsche, 911 Carrera.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência