Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Autopeças | 16/06/2016 | 19h06

Montadoras feriram a livre concorrência, conclui Cade

Órgão recomenda condenação da Fiat, Ford e Volkswagen por abusos

REDAÇÃO AB

Uma longa disputa no mercado de reposição está mais perto do fim. A superintendência do Cade, órgão regulador de concorrência do ministério da Justiça, apontou que as montadoras Fiat, Ford e Volkswagen abusaram de posição dominante no mercado e atuaram de forma abusiva. A conclusão está em parecer elaborado pela organização e foi motivo de comemoração para a Anfape, associação dos fabricantes de autopeças. Este é mais um desdobramento do processo que já dura quase dez anos movido pelas fabricantes independentes de componentes para veículos.

As empresas acusam as montadoras de tentar monopolizar o mercado de autopeças externas e aparentes como para-choques, retrovisores e lanternas, justamente as mais trocadas por causa de colisões. As fabricantes de veículos se valem do direito à propriedade intelectual para impedir que essas peças sejam reproduzidas por outras empresas. Segundo a Anfape, dessa forma os consumidores só conseguem substituir tais partes na rede de concessionárias, com o risco de precisar pagar preços abusivos.

A entidade aponta que o parecer do Cade indica que "Ford, Fiat e Volkswagen agem para limitar ou impedir o acesso de novas empresas ao mercado, criando dificuldades à constituição, funcionamento e desenvolvimento de empresa concorrente". A recomendação do órgão de regulação de mercado de condenar a postura das montadoras será encaminhada ao Tribunal Administrativo, que julgará o processo.

“A decisão envolve uma questão multissetorial, atingindo oficinas mecânicas, funilarias, varejo e atacado de peças e, é claro, todos aqueles que têm veículos, sujeitos eventualmente a trocar uma peça. O tema reverbera em toda a economia, inclusive no valor final do automóvel para o consumidor”, declarou em comunicado Arnaldo Mamede, presidente da Anfape.



Tags: Cade, abuso, reposição, concorrência, montadoras, Fiat, Ford, Volkswagen.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência