Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Ford exportará caminhões à Colômbia
João Pimentel é diretor de operações da Ford Caminhões (foto: Mário Curcio)

Comerciais | 16/06/2016 | 23h55

Ford exportará caminhões à Colômbia

Embarques ocorrerão no fim do ano; empresa já prepara estrutura local

MÁRIO CURCIO | De Campinas (SP)

Até o fim do ano a Ford começa a exportar caminhões para a Colômbia como forma de compensar em parte o fraco desempenho nas vendas internas. “Entre os mercados sul-americanos este é o que mais acelera a economia. Estamos montando a estrutura, já com três concessionários identificados”, afirma o diretor de operações da Ford Caminhões, João Pimentel. Ele cita também a dificuldade de entrar com caminhões em novos mercados pela necessidade de montar primeiro uma boa estrutura de pós-venda.

A Ford já exporta veículos de carga para Argentina e Chile e esporadicamente para o Uruguai. No Brasil, Pimentel acredita em uma pequena retomada no segundo semestre, em regra melhor que o primeiro: “Temos percebido aumento em consultas e pedidos de financiamento”, disse ele durante o lançamento de quatro modelos da linha Cargo 2017 (leia aqui).

Ainda assim, o executivo não aposta em grandes volumes e estima que o ano fechará em cerca de 55 mil unidades. Segundo Pimentel, vem ocorrendo uma guerra de preços motivada por estoques elevados e “com algumas ofertas que assustam”. A inadimplência nos financiamentos também preocupa: teria subido dos usuais 2% para cerca de 5%. A situação é ainda mais séria nos balcões de peças: “Um de nossos distribuidores do Sul enfrentava todo mês cerca de R$ 100 mil em pagamentos atrasados de seus clientes. Agora esse valor subiu para R$ 400 mil”, afirma o diretor.

Nos últimos dois anos a rede encolheu 12,4% ao fechar 17 concessionárias. Tem agora 120: “A reestruturação manteve os 66 grupos de antes e as lojas fechadas são supridas por unidades móveis de assistência. Foi uma forma de reduzir custos”, diz Pimentel.



Tags: Ford, João Pimentel, Colômbia, caminhões, exportar, pós-venda.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência