Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Internacional | 17/06/2016 | 16h05

BMW começa a erguer fábrica no México

Unidade fica pronta em 2019 para montar até 150 mil Série 3 por ano

REDAÇÃO AB

A BMW começa a erguer em San Luis Potosi, no México, uma nova fábrica de US$ 1 bilhão onde montará o Série 3. O início da produção está previsto para 2019, com capacidade anual para 150 mil unidades. A fabricante de carros de luxo deve criar cerca de 1,5 mil empregos diretos. A cerimônia de assentamento da pedra fundamental ocorreu quinta-feira, 16.

Entre os critérios para a escolha da cidade mexicana estão a rede local de fornecedores, a mão de obra qualificada e a infraestrutura técnica. Segundo a BMW, com a nova unidade, a fábrica sul-africana de Rosslyn passará a montar o utilitário esportivo X3 no lugar do sedã.

A montadora usará fontes renováveis de energia e grande parte da eletricidade será gerada internamente a partir da captação de energia solar. A construção da fábrica usará plantas digitais 3D tanto na construção dos prédios como na instalação dos equipamentos.

San Luis Potosi se vai se beneficiar da experiência da rede de produção do Grupo BMW. As unidades de Munique (Alemanha) e Spartanburg (Estados Unidos) darão apoio ao novo site mexicano durante a fase de construção. Até 2019 a Alemanha formará 500 funcionários mexicanos para a nova operação.

A BMW tem 31 fábricas em 14 países. A empresa está presente no México há 22 anos como subsidiária. Em 2015 foram vendidos por lá 12,2 mil carros e 2,6 mil motos BMW. Como comparação, os brasileiros compraram 15,8 mil carros e 7,8 mil motocicletas da marca.



Tags: BMW, México, Série 3, Rosslyn, Spartanburg, X3.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência