Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
Maxion Wheels inaugura 2ª fábrica de rodas de alumínio no Brasil
A partir da esquerda: Pieter Klinkers, Marcos de Oliveira, Don Polk, Paulo Hadich (prefeito de Limeira) e Dan Ioschpe

Autopeças | 22/06/2016 | 16h54

Maxion Wheels inaugura 2ª fábrica de rodas de alumínio no Brasil

Unidade de Limeira eleva capacidade atual para 2,5 milhões de unidades por ano

SUELI REIS, AB | De Limeira (SP)

Dois anos após anunciar a construção de uma nova fábrica no complexo industrial de Limeira, no interior paulista (leia aqui), a Maxion Wheels, que pertence ao Grupo Iochpe-Maxion, inaugurou na terça-feira, 21, sua segunda unidade no Brasil dedicada à produção de rodas de alumínio para veículos leves no Brasil, no mesmo local onde também está instalada a unidade que produz rodas de aço para o segmento leve.

Com capacidade inicial para produzir 800 mil rodas de alumínio por ano, a planta já nasce com planos de ampliar sua oferta para 2 milhões de unidades anuais em uma eventual segunda fase. A nova fábrica, que deve gerar até 500 novos empregos, vem para complementar a de Santo André, no ABC Paulista, também dedicada ao segmento de rodas de liga leve e que aumentou recentemente sua capacidade em 50%, para 1,7 milhão de unidades/ano.

“O Grupo Iochpe faz investimentos acreditando que os resultados serão atingidos e neste contexto atual, no qual o País está atravessando momentos difíceis e onde muitas empresas não estão investindo, nós olhamos para o futuro e temos a convicção de que o mercado brasileiro vai utilizar cada vez mais rodas de alumínio”, declarou o CEO do Grupo Maxion-Wheels, Marcos de Oliveira, durante a cerimônia de inauguração da nova planta.

Segundo o executivo, o potencial que o País tem para elevar o volume de absorção de rodas de alumínio a partir dos novos projetos é o que motiva o grupo a apostar no segmento: “Os consumidores brasileiros seguem uma tendência global em busca de veículos mais sofisticados, mais completos, e as rodas de alumínio passam a ser uma exigência nos novos modelos de automóveis”, comenta. “Atualmente o mix está entre 30% e 40% para rodas de alumínio, o que deve crescer para 50%. Quando olhamos para esta demanda, vemos a necessidade de estar preparados para atender essa necessidade do mercado brasileiro”, reforça.

A nova fábrica também sustenta os planos da empresa de se tornar a número um no fornecimento de rodas de alumínio, assim como já acontece com o segmento de rodas de aço. “A Maxion Wheels é a maior fabricante de rodas do mundo, capaz de entregar 60 milhões de unidades por ano, sendo 15 milhões em alumínio. Estamos contentes com este posto, mas não é o suficiente: para garantir competitividade, devemos estar sempre um passo à frente para garantir essa posição também no futuro. Para isso, nosso foco está na inovação de produtos e de processos”, afirma Oliveira.

Para Dan Ioschpe, presidente do conselho da Iochpe Maxion e atual presidente do Sindipeças, esta também é uma oportunidade para diminuir as importações da cadeia nacional de suprimentos: “Roda de alumínio é um item que está na pauta brasileira, mas hoje em um volume ainda grande de importados: não por desejo do mercado, mas por falta de quem forneça. E estamos aqui para diminuir essa necessidade de importação e quem sabe, no futuro, extinguir de vez essa importação.”

“Infelizmente, o setor de autopeças está passando por uma de suas maiores crises e a Maxion está trazendo para Limeira o negócio que mais cresce no mundo. Sem dúvida, este é o maior investimento de autopeças no Brasil e na América do Sul neste momento”, ressalta. “Espero poder voltar aqui, daqui a não muito tempo, para fazer mais inaugurações e mais investimentos dessa magnitude”, completa Ioschpe.

Pieter Klinkers, CEO global da Maxion Wheels, elogiou o novo projeto no Brasil: “Este é um investimento realizado de forma muito inteligente e que contou com a expertise da Maxion Wheels de várias partes do mundo. Em 2012 alcançamos o dobro de capacidade produtiva em rodas de alumínio e hoje nosso objetivo é fazer isso mais uma vez: dobrar nossa capacidade global nos próximos anos. Realizando com sucesso esta primeira fase, tenho certeza que o Grupo Iochpe vai querer fazer crescer esta unidade no Brasil. Parabéns pelo projeto e antecipo meus cumprimentos pelos resultados que vamos entregar aqui em Limeira.”

Apesar de não revelar o valor do investimento dedicado à nova fábrica, a Maxion contou com financiamentos subsidiados do BNDES, da Finep e Investe São Paulo, cujos apoios consolidaram a construção da nova unidade.

Don Polk, presidente da Maxion Wheels para a região Américas, conduziu a cerimônia de inauguração e destacou o esforço dos envolvidos com a instalação da nova unidade: “Em nome de toda a equipe quero agradecer a confiança e o apoio depositado neste projeto. Estamos preparados e espero que a fase dois venha o mais rápido possível”, disse.

Assista a entrevista exclusiva de Marcos de Oliveira, CEO do Grupo Iochpe-Maxion, a ABTV:



Tags: Maxion Wheels, fábrica, rodas de alumínio, veículos leves, rodas de aço, Limeira, Marcos de Oliveira.

Comentários

  • Mario Marcello

    Governos corruptos como temos no Brasil ,não acreditam no País. Empresas sérias como a Maxion e outras ,rompem esse paradigma e investem no País .

  • BRENOFRAGA

    Bomdia! Estou abrindo uma Loja de Rodas, e queria saber os ForneFornecedores da Bahia.

  • Adíliosouza de jesus

    boatarde sou do sul da Bahia e quero saber como falo com fornecedores obrigado

  • Renatode souza matos

    Querosaber valores rodas para revender

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência