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23/06/2016 | 11h29

Lançamentos

Kia inicia vendas do Sportage 2017

Nova geração do sul-coreano cresceu, mas manteve preço inicial de R$ 109.990


MÁRIO CURCIO, AB | De itu (SP)

Versão EX, mais completa (foto), é tabelada em R$ 134.990
As concessionárias Kia já recebem a linha 2017 do Sportage, modelo que correspondeu a 42% das vendas totais da marca coreana no País em 2015. O novo utilitário esportivo manteve o preço de tabela inicial de R$ 109.990 na opção LX, mas a versão topo de linha, EX, custa agora R$ 134.990, ou R$ 9 mil a mais que a geração anterior.

“Venderemos algo entre 300 e 320 unidades por mês até o fim do ano”, estima o presidente da Kia Motors do Brasil, José Luiz Gandini. “Pela pré-venda, tivemos de alterar o mix de pedidos por perceber que 70% da demanda será pela versão mais completa”, diz. O carro vem da Coreia do Sul. A nova geração manteve o motor 2.0 flex que produz até 167 cavalos com etanol e também o câmbio automático de seis marchas, com aletas para troca no volante na opção EX. Todos têm tração dianteira apenas.

A Kia pretende atingir compradores entre 30 e 49 anos, em regra casados e com renda mensal por volta de R$ 25 mil. Pelos preços praticados, a empresa informa como concorrentes no Brasil Audi Q3, BMW X1, Honda CR-V, Hyundai ix35, Mercedes-Benz GLA e Toyota RAV4, mas é certo que ele vai disputar mercado também com modelos nacionais menores como Honda HR-V e Jeep Renegade em suas versões mais completas, assim como o Mitsubishi ASX.

Também vai enfrentar o Nissan Kicks, que já entrou em fase de pré-venda, estará na rede no começo de agosto e terá a seu favor uma campanha publicitária monstruosa e atrelada aos Jogos Olímpicos Rio 2016.

A EVOLUÇÃO DO SPORTAGE

Kia
Utilitário esportivo está 4 cm maior e ganhou mais espaço interno e para bagagem. Área do teto solar (exclusivo da versão EX) aumentou. Mudanças colocam Sportage uma geração à frente do coirmão Hyundai ix35 vendido no País.

Embora tenha mantido a plataforma, o novo Sportage está 4 centímetros mais longo e teve a altura e a distância entre eixos ampliadas também em 3 cm cada. Com isso, o espaço interno aumentou e o porta-malas passou de 740 para 868 litros. Assim, o novo carro dá agora um passo à frente de seu coirmão Hyundai ix35 montado em Anápolis (GO), cuja geração atual recebeu apenas mudanças estéticas e de equipamentos em agosto de 2015, mantendo as dimensões anteriores.

A carroceria do Sportage está mais segura por empregar 55% de aço de alta resistência, 33 pontos porcentuais a mais que na anterior. Com isso obteve cinco estrelas no teste Euro NCAP e também no NHTSA, instituto americano de segurança viária. O Sportage tem cinco anos de garantia e revisões com preço fixo entre R$ 224,64 e R$ 1.035,47.

As mudanças do Sportage alteraram todo o desenho externo, o painel de instrumentos é novo e os bancos têm mais posições de regulagem para a inclinação tanto dos encostos dianteiros como traseiros. O descansa-braço central agora é mais longo e com isso aumentou o porta-objetos debaixo dele.

Desde a versão LX o novo Sportage traz acendimento automático dos faróis, câmera de ré com guias ativas, sensor de estacionamento traseiro, rodas de liga leve de 17 polegadas (inclusive a do estepe), saída de ar-condicionado para o banco traseiro, seletor do modo de condução (econômico, esporte e normal), controlador automático de velocidade, sistema de som completo com tela de 5 polegadas sensível ao toque e entradas USB e auxiliar, sistema Isofix para engate de cadeirinhas infantis, volante com ajustes de altura e profundidade, mais controles de áudio e telefonia. Essa versão mais em conta vem com bancos de tecido e tem ar-condicionado com ajuste manual.

No Sportage EX o revestimento é de couro e o ar-condicionado tem controle digital com duas zonas distintas de temperatura. Além desses itens, do teto solar e das aletas para trocas de marcha atrás do volante, outros equipamentos de destaque no topo de linha são o assistente para partida em rampa e o de frenagem em declives, controles de tração e estabilidade, detector de veículos em pontos cegos, sensores de estacionamento também na dianteira, airbags laterais e de cortina, bancos do motorista e passageiro com ajuste elétrico, central multimídia com GPS, chave presencial com partida por botão, sensor de chuva, retrovisores externos com setas integradas e rebatimento elétrico, mais rodas de liga de 19 polegadas (também a do estepe).

Outro destaque da versão EX é o assistente de tráfego cruzado, capaz de alertar, por exemplo, a aproximação de outro veículo quando o Sportage está saindo de ré de uma vaga de shopping ou mercado.

MAIS PARA COMPORTADO QUE VALENTE

Sem mudanças no motor e pesando cerca 1.570 quilos (cerca de 100 kg a mais que o carro anterior), o novo Sportage é um carro comportado. O câmbio automático garante agilidade em uso urbano e a possibilidade de trocar as marchas manualmente ajuda.

Na estrada, a resposta ao pé direito não é lá muito empolgante, mas basta reduzir duas marchas em vez de uma e ele faz ultrapassagens em espaços curtos quando é preciso. O conforto e o silêncio ainda são pontos de destaque no carro. Automotive Business dirigiu uma versão LX. Apesar do bom acabamento interno, fazem falta nessa opção tanto os controles digitais do ar-condicionado e como o couro. A alta do dólar tornou o carro meio salgado por aquilo que oferece.

Como comparação, quando a Kia lançou em fevereiro de 2012 o Sportage flex, a versão de entrada saía por R$ 90,9 mil e a mais completa custava R$ 114,6 mil.

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