Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Balanço | 07/07/2016 | 16h35

Vendas totais de pneus recuam apenas 2,6%

Exportações e reposição compensaram queda na entrega a montadoras

REDAÇÃO AB

As vendas totais da indústria nacional de pneus tiveram pequena queda de 2,6% de janeiro a maio no confronto com o mesmo período de 2015. As exportações e o mercado de reposição compensaram a acentuada retração de 22,6% no fornecimento às montadoras. As vendas ao mercado externo aumentaram 22,6%.

E os volumes de reposição vêm ajudando a compensar o fraco desempenho nas vendas aos fabricantes de automóveis, motos, caminhões, máquinas e implementos. Os números foram divulgados pela Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip).

Nas vendas às montadoras, o acumulado até maio teve queda em todos os segmentos: industriais, -74,1%; OTR, -44,7%; duas rodas, -38,4%; carga, -34,1%; agrícola, -28,4%; carros de passeio, -20,7%; e camioneta, -5,3%.

Nas exportações de janeiro a maio se destacam os 2,3 milhões de pneus de passeio embarcados, que representam alta de quase 45% em comparação com o mesmo período do ano anterior. A balança comercial dos fabricantes nacionais manteve o superávit de US$ 337,3 milhões, com saldo de 4,2 milhões de unidades.

No que se refere ao setor de reposição, vale destacar que o segmento apresenta a maior diferença em pontos porcentuais entre unidades e toneladas (quando comparado a exportações e vendas a montadoras). Embora o segmento tenha tido pequena retração de 2,2% em unidades vendidas, essa queda chega a 7% em toneladas pela retração nas vendas de pneus de carga (substituídos por recauchutados).

A Anip também destaca a queda de 13,8% nas vendas de reposição para motocicletas, que indica tanto a falta de manutenção como a utilização de pneus recauchutados, proibidos para as motocicletas.

Veja o resumo do setor até maio e o desempenho com as montadoras:


Dados: Anip



Tags: Pneus, Anip, pneumáticos, montadoras, exportações.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência