Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Jaguar Land Rover trabalha em carro autônomo off-road

Tecnologia | 13/07/2016 | 17h13

Jaguar Land Rover trabalha em carro autônomo off-road

Companhia desenvolve tecnologias que funcionam em qualquer terreno

REDAÇÃO AB

A Jaguar Land Rover não quer deixar seus utilitários esportivos de fora do universo dos carros autônomos. A empresa apresentou os primeiros resultados de seu trabalho voltado ao desenvolvimento de tecnologias capazes de conduzir o veículo em qualquer terreno, incluindo situações como uma estrada coberta de neve, montanhas ou uma floresta enlameada.

“Não queremos limitar apenas ao asfalto essas futuras tecnologias totalmente autônomas. Quando o motorista encontra outro tipo de terreno, queremos continuar a proporcionar a mesma assistência. Estamos trabalhando para que, no futuro, possamos garantir que você toda essa tecnologia em absolutamente qualquer situação, como em uma complexa pista de cascalho, por exemplo”, aponta Tony Harper, diretor de pesquisa da Jaguar Land Rover.

Dentro do projeto, a empresa já desenvolveu algumas tecnologias. Uma delas é a Path 3D Sensing, que combina sensores ultrassônicos de câmera, e sensores Lidar, radares e raios-laser para identificar superfícies, medir distâncias e perceber obstáculos. O conjunto dá visão de 360° ao carro. Com o recurso, o veículo pode mudar de forma automática o modo de condução de asfalto para areia, por exemplo, antes mesmo de o carro chegar ao novo piso.

Outro elemento importante para a companhia é a capacidade de comunicação entre os veículos. O recurso funciona quando eles estão em ponto-cego ou em lados opostos de um obstáculo fora de estrada. Em uma demonstração, a empresa conectou dois modelos Range Rover Sport com a tecnologia Dedicated Short Range Communications (DSRC) e criou o “Off-road Connected Convoy”.

A tecnologia compartilha informações em tempo real de localização, aderência das rodas, suspensão e articulações das rodas. “Este sistema de comunicação V2V pode facilmente conectar um comboio de veículos em qualquer ambiente off-road. Se um veículo estiver parado, outros do comboio serão alertados”, esclarece Harper.

Confira demonstração dos sistemas de assistência à direção da Jaguar Land Rover:br/>



Tags: Jaguar Land Rover, autonomia, tecnologia.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência