Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia | 20/07/2016 | 18h00

Empresa cria interface na nuvem para autônomos

Tecnologia já teve adesão de grandes empresas do setor automotivo

REDAÇÃO AB

A empresa Here, especializada em sistemas de localização em nuvem, desenvolveu uma proposta de interface universal para a troca de dados entre veículos autônomos. Denominada Sensoris, ela atua serve como protocolo-padrão para envio e recebimento de informações coletadas por sensores de automóveis, independentemente da marca.

Com ela é possível criar uma grande rede de dados sobre a situação do tráfego e das vias, com atualização em tempo real, a fim de informar e conectar os futuros carros autônomos.

O projeto Sensoris foi iniciado há pouco mais de um ano e recentemente a tecnologia foi apresentada à Ertico ITS Europe, associação de cerca de 100 empresas e instituições envolvidas com o desenvolvimento de sistemas de transporte inteligentes. Com isso, Aisin AW, Bosch, Continental, Daimler, Elektrobit, Harman, LG Electronics, NavInfo, Pioneer e TomTom aderiram à plataforma, além da própria Here.

Com a tecnologia, se um carro frear bruscamente por uma obstrução na via, essa informação poderá ser utilizada para alertar os motoristas que estão atrás, reduzindo os riscos de acidente. “Nosso objetivo era encontrar um protocolo específico e que fosse aberto, acessível a todos globalmente”, diz Dietmar Rabel, responsável da área de produtos de direção autônoma da Here.

“Definir uma interface-padrão para os sensores dos veículos e de dados na nuvem permitirá amplo acesso, entrega e processamento de dados, enriquecendo os serviços de localização. Essa é a chave para serviços de mobilidade e para a direção autônoma”, diz o CEO da Ertico, Hermann Meyer.

A Here tem mais de 30 anos de experiência em cartografia e um grande know-how em serviços de localização em nuvem. Oferece mapas para cerca de 200 países. A empresa pertence ao consórcio constituído pela Audi AG, Grupo BMW e Daimler AG e investe mais de € 500 milhões anualmente em pesquisa e desenvolvimento.

É possível conhecer mais sobre o Sensoris pelo blog Here 360.



Tags: Here, Sensoris, protocolo-padrão, Ertico, Aisin, Bosch, Continental, Daimler, Elektrobit, Harman, LG Electronics, NavInfo, Pioneer, TomTom.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência