Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Legislação | 21/07/2016 | 17h22

Camex concede mais ex-tarifários para a indústria

Nova redução de imposto de importação também beneficiará setor automotivo

REDAÇÃO AB

A Camex – Câmara de Comércio Exterior, vinculada ao MDIC, Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, divulgou duas novas resoluções dentro do regime de ex-tarifários que reduzem o imposto de importação de itens que não são produzidos no Brasil.

Publicadas no Diário Oficial da União na edição de quinta-feira, 21, as medidas beneficiam 226 máquinas e equipamentos, dos quais 221 são bens de capital, que tiveram redução de alíquotas entre 14% e 12% para 2%, e outros cinco tipos de itens de informática e telecomunicações, que tiveram o imposto para compra no exterior diminuído de 16% para 2%.

- Veja aqui os itens que tiveram redução na tarifa de importação.

De acordo com as empresas que solicitaram o benefício, a medida incentiva investimentos produtivos na ordem de US$ 374,5 milhões que devem ser destinadas a diferentes regiões brasileiras.

Entre os principais setores beneficiados com relação à previsão de investimentos, o setor de autopeças aparece com 12,7%, atrás do segmento farmacêutico e químico, com 24,8%, e o de bens de capital, com 14%. O setor automotivo também será um dos beneficiados, com 2,9% destes investimentos. Além destes setores, também serão favorecidos os de energia (12%); gráfico (6%); de mineração (5,7%); alimentício (3%) e médico-hospitalar (2,8%).

Segundo a Camex, a maior parte dos bens de capital e os demais equipamentos sem produção nacional que tiveram a redução de imposto serão importados principalmente da Alemanha: mais de 51,6% virão de lá. Outros 20,3% vêm dos Estados Unidos, 7,36% da Itália, 4,4% da China, 2,9% do Japão, 2,7% da Espanha, 1,9% do Reino Unido e 1,6% da Holanda.



Tags: Camex, ex-tarifários, imposto de importação, autopeças, MDIC.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência