Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Mercedes mostra caminhão elétrico pesado

Tecnologia | 27/07/2016 | 17h02

Mercedes mostra caminhão elétrico pesado

Urban eTruck tem 26 toneladas de PBT e autonomia de 200 quilômetros

REDAÇÃO AB

A Daimler Trucks apresentou em Stuttgart, na Alemanha, o Urban eTruck, primeiro caminhão pesado Mercedes-Benz totalmente elétrico com Peso Bruto Total (PBT) de até 26 toneladas. O modelo utiliza como base um caminhão de três eixos para serviços de curta distância. Os engenheiros revisaram o conceito de propulsão e o trem de força convencional foi substituído por um novo eixo traseiro direcional com os motores elétricos instalados nos cubos de roda. A solução é derivada do eixo traseiro elétrico desenvolvido para o ônibus híbrido Mercedes-Benz Citaro.

Os motores são alimentados pelo conjunto de três módulos de baterias de íons de lítio com autonomia para 200 quilômetros, suficientes para entregas urbanas ou intermunicipais. Esses acumuladores de energia foram acomodados em um local protegido de colisões, dentro do quadro do chassi.

“Antes a propulsão elétrica tinha uso muito limitado em caminhões. Os custos, desempenho e tempo de recarga se desenvolveram tão rápido que agora há uma inversão da tendência no setor da distribuição”, afirma Wolfgang Bernhard, membro do conselho administrativo da Daimler AG e responsável pela Daimler Trucks & Buses. “Com o Mercedes Urban eTruck, estamos focando na distribuição pesada. Queremos estabelecer a condução elétrica tanto quanto a autônoma e a conectada”, garante o executivo.

A Daimler prevê que os custos com a propulsão elétrica serão reduzidos em duas vezes e meia no período entre 1997 e 2025, de 500 euros/kWh para 200 euros/kWh. E o desempenho irá melhorar em proporção equivalente, de 80 Wh/kg para até 200 Wh/kg.

A propulsão totalmente elétrica já é realidade em caminhões leves, como no modelo Fuso Canter E-Cell. A Fuso, também uma marca da Daimler Trucks, já havia apresentado a primeira geração do Canter totalmente elétrico em 2010. Em 2014 veio a segunda geração, testada em frotas de Portugal. Com autonomia de mais de 100 quilômetros, os veículos ultrapassaram a média diária registrada por muitos caminhões leves de distribuição de curta distância. Sob condições variáveis de operação, eles cobriram mais de 50 mil quilômetros em um ano, com custos operacionais 64% abaixo da média.



Tags: Daimler, Mercedes-Benz, Stuttgart, caminhão, elétrico, Urban eTruck, Citaro, Daimler Trucks.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência