Automotive Business
  
Siga-nos em:

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia | 28/07/2016 | 14h55

Bridgestone aborda visão futura dos pneus

Direção autônoma, mudanças sociais e meio ambiente vão ditar regras no setor

REDAÇÃO AB

A Bridgestone identificou seis fatores que terão impacto no segmento de pneus nos próximos anos. Os avanços tecnológicos, as mudanças regulatórias, a preservação ambiental, a direção autônoma e mudanças sociais de caráter demográfico e comportamental.

A análise foi revelada pelo vice-presidente de desenvolvimento de produtos da Bridgestone Americas, Steve Charles. Pesquisas da Reserva Federal dos Estados Unidos e das Nações Unidas preveem crescimento da classe média em nível mundial de 5% para 25% entre 2005 e 2030, resultando em número maior de pessoas com acesso ao automóvel.

“Um dos nossos principais focos é incorporar novos materiais e reforços que possamos utilizar para reduzir o peso de nossos produtos”, diz Charles, citando o benefício que isso traz ao meio ambiente. Com a redução de massa e melhor reciclabilidade dos pneus, a companhia pretende oferecer produtos plenamente sustentáveis até 2050.

Charles comenta também que o mercado está se voltando aos pneus run flat, especialmente considerando a tendência pelos veículos autônomos. E a redução na resistência ao rolamento continua sendo uma das principais áreas de pesquisa e desenvolvimento pela necessidade de redução do consumo de combustível e, consequentemente, de emissão de gás carbônico (CO2).

A Bridgestone está usando mais modelagem computadorizada e, como consequência, conseguiu reduzir o tempo para lançamento de produtos no mercado. Entre as considerações finais do estudo, a fabricante acredita em um futuro com pneus mais dotados de sensores para coleta de dados.

Também se prevê maior utilização de biomassa na produção e uma menor gama de medidas disponíveis. E além do run flat, crescerá a aplicação de pneus resistentes a furos ou que dispensem a utilização de ar comprimido para rodar.



Tags: Bridgestone, Steve Charles, run flat, pneus.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV