Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Fiat Palio é rebaixado em teste do Latin NCAP

Segurança | 03/08/2016 | 15h43

Fiat Palio é rebaixado em teste do Latin NCAP

Modelo recebeu apenas uma estrela em proteção ao ocupante adulto

REDAÇÃO AB

O Fiat Palio é a mais nova decepção dos testes do Latin NCAP, entidade que avalia a segurança dos carros vendidos na América Latina e no Caribe. O modelo foi avaliado em nova bateria divulgada pela organização na quarta-feira, 3, e recebeu apenas uma das cinco estrelas possíveis em proteção ao ocupante adulto. A nota foi melhor no caso dos passageiros infantis, com três estrelas.

-Leia mais sobre segurança veícular na seção Ponto de Vista

Os novos resultados rebaixam o carro, que alcançou pontuação melhor em testes anteriores, em 2014 e 2015. Desde então as exigências mínimas de segurança da entidade ficaram mais rigorosas e passaram a incluir teste de impacto lateral. Como o Palio tem airbag duplo frontal, mas segue sem bolsas de ar laterais, a nota do modelo caiu. O Latin NCAP aponta que o boneco que simulava um adulto usado no crash test lateral foi atingido no peito na colisão. Já na análise de proteção infantil, a performance foi a melhor possível no impacto lateral.

Apesar do perigo oferecido pela falta de airbags laterais, entidade ressalta que a estrutura do modelo se mostrou estável. “Apesar do fraco resultado para a proteção do ocupante adulto, o desempenho da estrutura lateral foi uma surpresa positiva, com bom desempenho para um modelo popular desenvolvido localmente”, observou em comunicado Alejandro Furnas, secretário geral do Latin NCAP.



BYD FO TIRA ZERO

Na mesma bateria de testes, o Latin NCAP avaliou o chinês BYD FO, que recebeu nota zero na análise para o ocupante adulto e apenas uma estrela em proteção infantil. O modelo, que não é oferecido no mercado brasileiro, é similar ao Peugeot 107 e mostrou ter estrutura estável. O problema, segundo a entidade, é a falta de airbags. Com isso, os bonecos usados nos testes evidenciaram a possibilidade de lesões graves em caso de colisão.

A fraca performance em proteção às crianças é explicada pela falta de cinto de segurança de três pontos em todas as posições, instruções escassas no manual e condições ruins para a instalação dos Sistemas de Retenção Infantil, dispositivo usado para prender a cadeirinha.

“Estes resultados evidenciam, mais uma vez, como alguns fabricantes da região ainda não levam em conta a segurança, mais especificamente a segurança infantil, como uma prioridade. Como consumidores, pedimos que os governos e fabricantes trabalhem junto conosco e com outras organizações para conseguir democratizar a segurança nos automóveis”, apontou em comunicado María Fernanda Rodríguez, presidente do Latin NCAP.



Tags: Latin NCAP, segurança, teste, Palio, BYD.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência