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09/08/2016 | 19h00

Lançamentos

Iveco sai na frente com van acessível Daily Elevittá

Cadeira inovadora facilita acesso de pessoas com mobilidade reduzida


PEDRO KUTNEY, AB

Cadeira retrátil da Daily Elevittá é solução eficiente para atender legislação sem perda de lugares
A Iveco larga na frente da concorrência para atender de forma mais eficiente a legislação que assegura o acesso em vans passageiros com mobilidade reduzida, que deve entrar em vigor a partir de 2017. A fabricante de veículos comerciais do grupo CNH Industrial apresentou a Daily Elevittá, um protótipo do modelo Minibus 50C17 para 18 pessoas mais motorista equipado com uma cadeira fixada a um braço mecânico retrátil, desenvolvido nos últimos 12 meses em conjunto com a Elevittá, do Rio Grande do Sul. Com a solução inovadora, cadeirantes, obesos, idosos e outras pessoas com limitação de movimentação são “buscados” do lado de fora pelo assento e assim embarcam ou desembarcam com bastante segurança e facilidade, em cerca de 30 segundos e com o cinto de três pontas afivelado.

A cadeira especial, com capacidade para até 250 kg, será instalada na van na própria linha de montagem da Iveco em Sete Lagoas (MG) e apresenta algumas grandes vantagens: maior conforto para o passageiro com alguma debilidade física, permite que ele viaje ao lado dos demais passageiros, custo menor em relação a outros tipos de adaptações, garantia de fábrica para o equipamento e nenhuma perda de lugares em relação ao veículo convencional. Se for possível deslocar um ou dois dos passageiros especiais para o lado após o embarque, a Daily Elevittá pode levar até três pessoas com dificuldade de mobilidade na primeira fileira de assentos. A configuração permanece exatamente igual à do modelo comum 18+1, portanto passageiros normais podem ocupar qualquer um dos bancos quando não houver nenhum deficiente a bordo.

“Saímos na frente da concorrência ao apresentar uma solução economicamente viável ao transportador para atender à nova legislação”, afirma Humberto Spinetti, diretor de negócios da Iveco Bus América Latina. Ele se refere à evolução da regulamentação das leis de acessibilidade do transporte de passageiros no País, que a partir de julho de 2017 inclui a obrigatoriedade de instalação de equipamentos de acesso para pessoas com mobilidade reduzida também em veículos da categoria M2 (vans ou miniônibus com mais de oito lugares, além do motorista, com Peso Bruto Total inferior ou igual a 5 toneladas), seja para transporte escolar, urbano ou fretamento.

PREÇO MENOR, EXPECTATIVA MAIOR

A maior parte das soluções adotadas até agora para adaptar vans ao transporte de passageiros com mobilidade reduzida, como rampas ou plataformas elevatórias laterais ou traseiras, apresentam problemas de segurança, reduzem o número de assentos e são caras. “Algumas implementações não serão mais permitidas por lei e chegam a custar de 30% a 40% do valor total do veículo”, destaca Gustavo Serizawa, gerente de marketing de produto da Iveco Bus América Latina. Segundo ele, “ainda não há um preço definido para a Daily Elevittá, mas (o acréscimo) deverá ser menos da metade do que outras adaptações disponíveis atualmente, cerca de 20%, e com ganho de escala pode ficar ainda mais barato”, garante. “Será a primeira van do Brasil e do mundo com esse tipo de acesso, que mantém todos os 18 lugares e ainda pode levar até três cadeirantes. Existem modificações que reduziriam essa configuração para seis assentos e dois lugares para cadeirantes”, compara Serizawa.

“A solução é tão melhor e mais viável que se custasse o mesmo preço de outras ainda seria vantajosa”, afirma Spinetti. Ele informa que a Daily Elevittá ainda passará por alguns ajustes e prevê que o modelo esteja à venda nas concessionárias Iveco em mais alguns meses. “Vamos começar a vender antes da legislação entrar em vigor e com isso esperamos ampliar nossa participação de mercado”, diz.

O executivo não esconde que a expectativa é alta. Como todas as vans desse porte terão obrigatoriamente de ser equipadas com mecanismos de acessibilidade a partir de julho do ano que vem, até 100% das Daily poderão ser vendidos com a cadeira retrátril, e a direção da Iveco Bus confia que vai oferecer a solução mais eficaz e barata do mercado. Pelo ineditismo e eficiência, é uma opção que também poderá ser adotada pela Iveco em outros países.

Nada impede que o assento especial desenvolvido com a Elevittá também seja introduzido em modelos menores da Daily Minibus, como a 15+1, mas o dispositivo não será oferecido para adaptação em veículos já em uso. “Não é impossível, mas não é aconselhável, pois a Daily Elevittá recebeu reforços estruturais e foi projetada para abrigar o equipamento”, explica Serizawa. “Por enquanto vamos oferecer só a 18+1 com esta solução de acessibilidade, depois veremos outras possibilidades na linha de produtos”, acrescenta.

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