Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Trabalho | 15/08/2016 | 10h50

Mercedes para tudo em São Bernardo

Montadora pôs a fábrica inteira em licença e deve comunicar demissões

MÁRIO CURCIO, AB

Notícia atualizada às 15h30

A Mercedes-Benz concedeu a partir da segunda-feira, 15, licença remunerada a todos os funcionários da fábrica de São Bernardo do Campo (SP). Permanecem trabalhando somente aqueles com funções essenciais (bombeiros e seguranças, por exemplo). O motivo, segundo a montadora, é “drástica redução de vendas de veículos comerciais nos últimos anos, que provocou um excedente de mais de 2 mil pessoas na unidade”.

Na sexta-feira, 12, em documento emitido pelo setor de recursos humanos, a Mercedes informou que avisaria sobre o retorno às atividades nos próximos dias "e, individualmente, a todos os envolvidos, sobre o encerramento de seus contratos de trabalho". A comissão de fábrica do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC realizou assembleias internas em diferentes áreas para tratar do assunto. Em nota, o sindicato informa que convocou todos os trabalhadores da fábrica da Mercedes-Benz para uma nova assembleia marcada para a próxima quarta-feira, 17, às 10h.

A unidade de São Bernardo do Campo produz caminhões, chassis para ônibus e tem 9,8 mil trabalhadores. Desde fevereiro a Mercedes já mantinha um grupo de cerca de 1,4 mil pessoas em licença remunerada. A nova medida afeta toda a fábrica, inclusive setores administrativos.

No início de agosto os funcionários já haviam recebido comunicado informando a intenção da montadora de demitir 1,87 mil colaboradores (veja aqui).



Tags: Mercedes, Mercedes-Benz, São Bernardo do Campo.

Comentários

  • Sérgio

    Nada mais do que o reflexo do desmando que vem assolando este país e que como consequência torna o mercado especulativo muito mais interessante e atrativo do que o produtivo. Lamentável ver uma potência como a Mercedes tomar atitude tão drástica, já vivenciamos diversas outras crises, como a de 1998 a de 2008 etc. más em nenhuma dessas tivemos nossos governantes tão inertes e paralisados como hoje em dia, alias, tenho certeza que esta inércia esta relacionada ao desvio dos esforços para se livrarem do mar de lama em que estão mergulhados aqueles que foram escolhidos pelo povo e que portanto deveriam ser para o povo, más ao contrário disso tomaram para si o poder e a sórdida intenção de uso da máquina pública em benefício próprio com ações que levaram e continuam levando este país a mais profunda agonia econômica, política e sobretudo de caráter através da total descrença do povo brasileiro e também do mercado internacional.

  • Dargtan

    Fabrica antiga, cheia de vicios, ineficiente, de baixa produtividade, baixa qualidade, altos salarios, empresa quer lucratividade e só!

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência