Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
F-Pace, primeiro Jaguar SUV, está no Brasil

Lançamentos | 23/08/2016 | 18h44

F-Pace, primeiro Jaguar SUV, está no Brasil

Modelo vem a partir de R$ 307,9 mil, com opções a diesel e a gasolina

MÁRIO CURCIO, AB | De Belo Horizonte (MG)

O novo Jaguar F-Pace, primeiro utilitário esportivo da marca inglesa, já roda no Brasil. O modelo é montado em Solihull, no Reino Unido, e vem em três versões, com preços entre R$ 307,9 mil e R$ 406,3 mil, mais a série limitada First Edition, com 19 unidades somente e tabela de R$ 416,4 mil. O F-Pace estará nas 35 concessionárias Jaguar Land Rover em setembro e amplia o potencial de crescimento da marca de esportivos ingleses no Brasil.

De janeiro a julho deste ano a Jaguar teve 396 carros emplacados no País e alta de 82,4% sobre o mesmo período do ano passado. A maioria das vendas foi do sedã XE. Como o estreante é um SUV, segmento com vendas expressivas no País, esse crescimento passará dos 100% no fechamento do ano.

“Acredito que o F-Pace vai superar o XE em volume porque o brasileiro gosta de SUVs”, afirma Vinícius Frata, gerente de marketing de produto da Jaguar Land Rover para a América Latina. O primeiro lote de 100 unidades deve ser vendido nos próximos dois meses e mais unidades virão antes do fim do ano.

Seus principais concorrentes são Porsche Macan e BMW X4. O F-Pace tem três motores disponíveis, o 2.0 Ingenium diesel de quatro cilindros e 180 cavalos, o mesmo que equipa veículos Land Rover, e dois 3.0 V6 Supercharged a gasolina, um com 340 e outro com 380 cv, utilizados por outros Jaguar.

“A versão a diesel deve responder por 60% das vendas e a intermediária por outros 30%”, estima Frata. Segundo o executivo, os compradores terão entre 35 e 45 anos. Dois terços são homens.

Como forma de reduzir o peso e aumentar a rigidez torcional, o carro tem 80% de sua estrutura feita de alumínio. Todo F-Pace é equipado com câmbio automático ZF de oito marchas com aletas para trocas de marcha atrás do volante. A tração nas quatro rodas é outro item de série para todas as versões e também os bancos com ajustes elétricos, mais sensores de estacionamento traseiro e dianteiro. O interior tem revestimento de couro nos bancos, painel, portas e volante.

Jaguar
Jaguar Land Rover investiu 1,5 bilhão de libras na plataforma do F-Pace, que tem 80% da carroceria feita de alumínio. Câmbio ZF automático de oito marchas é item de série.

Ligeiramente maior do que o Porsche Macan, o F-Pace mede 4,73 metros e tem 2,87 m de distância entre eixos, que resultam em bom espaço para movimentação das pernas de quem vai no banco de trás. O porta-malas tem 508 litros.

Dependendo da versão, o modelo oferece tecnologias como o novo sistema de entretenimento InControl Touch Pro e painel com tela de alta definição de 12,3 polegadas.

DESEMPENHO

Por causa do emprego de alumínio na carroceria o F-Pace tem baixo peso (entre 1.775 e 1.861 quilos), que resulta em bons números de desempenho. Segundo a fabricante, a versão Prestige 2.0 a diesel acelera de zero a 100 km/h em 8,7 segundos. A intermediária R-Sport, de 340 cv, vai de zero a 100 km/h em 5,8 segundos. A opção S e a First Edition, de 380 cv, atingem os 100 km/h em 5,5 segundos. As três últimas têm velocidade máxima limitada em 250 km/h.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência