NOTÍCIAS
23/08/2016 | 18h44

Lançamentos

F-Pace, primeiro Jaguar SUV, está no Brasil

Modelo vem a partir de R$ 307,9 mil, com opções a diesel e a gasolina


MÁRIO CURCIO, AB | De Belo Horizonte (MG)

O novo Jaguar F-Pace, primeiro utilitário esportivo da marca inglesa, já roda no Brasil. O modelo é montado em Solihull, no Reino Unido, e vem em três versões, com preços entre R$ 307,9 mil e R$ 406,3 mil, mais a série limitada First Edition, com 19 unidades somente e tabela de R$ 416,4 mil. O F-Pace estará nas 35 concessionárias Jaguar Land Rover em setembro e amplia o potencial de crescimento da marca de esportivos ingleses no Brasil.

De janeiro a julho deste ano a Jaguar teve 396 carros emplacados no País e alta de 82,4% sobre o mesmo período do ano passado. A maioria das vendas foi do sedã XE. Como o estreante é um SUV, segmento com vendas expressivas no País, esse crescimento passará dos 100% no fechamento do ano.

“Acredito que o F-Pace vai superar o XE em volume porque o brasileiro gosta de SUVs”, afirma Vinícius Frata, gerente de marketing de produto da Jaguar Land Rover para a América Latina. O primeiro lote de 100 unidades deve ser vendido nos próximos dois meses e mais unidades virão antes do fim do ano.

Seus principais concorrentes são Porsche Macan e BMW X4. O F-Pace tem três motores disponíveis, o 2.0 Ingenium diesel de quatro cilindros e 180 cavalos, o mesmo que equipa veículos Land Rover, e dois 3.0 V6 Supercharged a gasolina, um com 340 e outro com 380 cv, utilizados por outros Jaguar.

“A versão a diesel deve responder por 60% das vendas e a intermediária por outros 30%”, estima Frata. Segundo o executivo, os compradores terão entre 35 e 45 anos. Dois terços são homens.

Como forma de reduzir o peso e aumentar a rigidez torcional, o carro tem 80% de sua estrutura feita de alumínio. Todo F-Pace é equipado com câmbio automático ZF de oito marchas com aletas para trocas de marcha atrás do volante. A tração nas quatro rodas é outro item de série para todas as versões e também os bancos com ajustes elétricos, mais sensores de estacionamento traseiro e dianteiro. O interior tem revestimento de couro nos bancos, painel, portas e volante.

Jaguar
Jaguar Land Rover investiu 1,5 bilhão de libras na plataforma do F-Pace, que tem 80% da carroceria feita de alumínio. Câmbio ZF automático de oito marchas é item de série.

Ligeiramente maior do que o Porsche Macan, o F-Pace mede 4,73 metros e tem 2,87 m de distância entre eixos, que resultam em bom espaço para movimentação das pernas de quem vai no banco de trás. O porta-malas tem 508 litros.

Dependendo da versão, o modelo oferece tecnologias como o novo sistema de entretenimento InControl Touch Pro e painel com tela de alta definição de 12,3 polegadas.

DESEMPENHO

Por causa do emprego de alumínio na carroceria o F-Pace tem baixo peso (entre 1.775 e 1.861 quilos), que resulta em bons números de desempenho. Segundo a fabricante, a versão Prestige 2.0 a diesel acelera de zero a 100 km/h em 8,7 segundos. A intermediária R-Sport, de 340 cv, vai de zero a 100 km/h em 5,8 segundos. A opção S e a First Edition, de 380 cv, atingem os 100 km/h em 5,5 segundos. As três últimas têm velocidade máxima limitada em 250 km/h.

Comentários: 0
 

Comente essa notícia

Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de questões técnicas ou comerciais. Os comentários serão publicados após análise. É obrigatório informar nome e e-mail (que não será divulgado ao público leitor). Não são aceitos textos que contenham ofensas, palavras chulas ou digitados inteiramente em letras maiúsculas. Também serão bloqueados currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
Seu nome*: Seu e-mail*:

QUEM É QUEM NO SETOR AUTOMOTIVO

Encontre empresas e profissionais do setor.
Confira seus perfis e biografias.

Encontre empresas e profissionais do setor.

Encontre empresas e profissionais de comunicação.

Confira seus perfis e biografias.

COLUNISTAS

ALTA RODA | 20/09/2017
Salão de Frankfurt mostra que evolução da mobilidade também atrai público

Esta coluna é apoiada por:

Documento sem título
Advertisement Advertisement Advertisement Advertisement
DE CARRO POR AÍ | 15/09/2017
É elétrico e virá em veículo autônomo
AUTOINFORME | 15/09/2017
Loja da Peugeot foi instalada em uma cabine telefônica
INOVAÇÃO | 15/08/2017
Indústria automotiva precisa abrir os olhos para novas formas de trabalhar
DISTRIBUIÇÃO | 03/08/2017
Marca percorreu caminho árduo e conseguiu destronar a Toyota da 1ª posição
QUALIDADE | 03/07/2017
Rota 2030 terá missão de levar a indústria automotiva nacional até o futuro
Negócios | 08/03/2017
Tecnologia faz parte da receita para sair da crise
QUALIDADE | 23/11/2016
Empresas do setor automotivo precisam atualizar sistema de qualidade até 2018
Indústria | 01/08/2016
Declaração do presidente da FCA evidencia crise no setor de autopeças
Pressão de montadoras adia controle de estabilidade obrigatório
Tecnologia | 23/07/2015
Novas ferramentas de desenvolvimento encurtam caminho para a competitividade
Tecnologia | 13/03/2015
Setor enfrentará grandes mudanças nos próximos anos
MERCADO | 16/01/2015
Utilização do potencial só deve melhorar a partir de 2016
COMPETITIVIDADE | 08/04/2014
Interrupção do crescimento desafia fabricantes