Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Scania revela nova geração de caminhões

Lançamentos | 23/08/2016 | 19h08

Scania revela nova geração de caminhões

Modelos apresentados na Europa serão feitos no Brasil no futuro

REDAÇÃO AB

A Scania revelou na terça-feira, 23, sua nova geração de caminhões. Os modelos apresentados na Europa são fruto de € 2 bilhões investidos durante 10 anos de desenvolvimento. A novidade chega justamente na data em que a companhia comemora 125 anos de história. “Apresento os produtos e serviços que nos levarão para novos níveis de participação de mercado e nos conduzirão para a próxima década”, declarou Henrik Henriksson, CEO da companhia, durante o lançamento.

A nova gama de caminhões já começou a ser fabricada na cidade sueca de Södertälje, mas no futuro será produzida também no Brasil, de onde a Scania exporta diversos modelos para a Europa. A montadora investe R$ 400 milhões em melhorias na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), parte do aporte já está relacionada com a nacionalização dos novos caminhões. Por enquanto a companhia aponta que o foco da produção local está na exportação. A empresa trabalha globalmente em integração produtiva, com produtos feitos somente em algumas regiões para atender a todos os mercados.

Globalmente os caminhões que acabam de chegar ao mercado conviverão com a linha atual, já à venda. A empresa não revela se o mesmo acontecerá no Brasil, com os novos caminhões atendendo também à demanda nacional ao lado dos veículos já oferecidos. O movimento faria sentido, já que a principal concorrente da empresa, a Volvo, vende localmente as suas tecnologias globais mais avançadas para o setor de caminhões. Por outro lado, os novos modelos da Scania são equipados com motores que atendem à legislação de emissões Euro 6 e, portanto, tendem a ser mais caros.

NOVIDADES

A proposta da Scania com a nova geração de caminhões é oferecer produtos e serviços capazes de aumentar a eficiência do transporte de carga. Os motores Euro 6 que equipam a gama prometem redução de 5% no consumo de combustível. A empresa apresentou ainda uma nova opção de propulsor, de 13 litros e 500 cv de potência.

Os caminhões também trazem salto importante em segurança, com a oferta de airbags laterais de cortina pela primeira vez para veículos da categoria. A companhia aponta ter trabalhado na estrutura da cabine para melhorar a absorção de impacto em caso de acidente. Além disso, a fabricante destaca que a construção modular torna qualquer manutenção mais barata.

Na área de serviços, a Scania deve aumentar a oferta de planos de manutenção e, principalmente, soluções ligadas à conectividade. As novidades incluem tecnologias mais refinadas de telemática para transmitir informações de uso e condução do veículo.



Tags: Scania, caminhões, nova geração, lançamento.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência