Automotive Business
  
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Singapura tem o 1º táxi autônomo do mundo

Tecnologia | 25/08/2016 | 14h19

Singapura tem o 1º táxi autônomo do mundo

Transporte com carro sem motorista funciona em fase de testes

REDAÇÃO AB

Enquanto os mercados com indústria automotiva madura trabalham no desenvolvimento de veículos autônomos, é em Singapura que começa a circular o primeiro táxi sem motorista do mundo. A iniciativa é fruto de parceria entre o governo da região e a nuTonomy, empresa que nasceu há três anos no MIT, Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos. O sistema da startup especializada em software e algoritmos para carros autônomos foi instalado em um i-Miev, compacto elétrico da Mitsubishi.

O táxi entrou em operação na quinta-feira, 25, em uma região da cidade-país conhecida como centro de negócios e de tecnologia. Nesta primeira etapa, o serviço é gratuito e limitado a convidados. O objetivo é ouvir as opiniões e demandas dos clientes para adaptar o negócio e lançar o serviço para valer em 2018, com 100 táxis.

Até lá, as viagens com o carro autônomo acontecem sob a supervisão de um engenheiro, que permanece sentado no banco do motorista durante o percurso, pronto para assumir a direção se for necessário. “Este é um momento na história que mudará como as cidades são construídas e como nós olhamos à nossa volta”, declarou Doug Parker, um dos executivos da nuTonomy, em entrevista à agência Reuters.

A empresa americana é mais uma companhia de fora do setor automotivo empenhada no desenvolvimento do carro autônomo. Com o início dos testes públicos, a startup larga na frente de ao menos uma concorrente de peso, a Uber. A plataforma de transporte individual pretende oferecer uma frota de veículos autônomos no futuro. Com este foco, a empresa firmou parceria com a Volvo Cars que prevê investimento conjunto da ordem de US$ 300 milhões (leia aqui).



Tags: táxi, motorista, autônomo, tecnologia, Singapura.

Comentários

  • Jhonatan

    Fantastico é ver como um grupo pequeno conseguiu superar os gigantes Uber e Google. Provavelmente entretidos em outras coisas e perderam o foco.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência